A população do Vale do Piancó está em festa com a concretização de um antigo sonho: a chegada do primeiro curso de nível superior na região, na modalidade presencial, com o lançamento do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Itaporanga. A cerimônia de lançamento ocorreu na quinta-feira, 5, contando com a presença de diversas autoridades, além da comunidade acadêmica e de lideranças populares.
Ao lançar o curso de Engenharia Civil no Campus Itaporanga, o Instituto reafirma seu compromisso com a oferta do ensino público, gratuito e de qualidade, por meio da promoção do desenvolvimento profissional nos municípios onde atua, buscando sempre suprir as demandas locais e contribuindo para o desenvolvimento do Sertão paraibano. A região do Vale do Piancó é formada por 18 municípios, que juntos possuem mais de 150 mil habitantes.
“A educação superior traz no âmago da pessoa o futuro”, afirmou a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, dirigindo-se especialmente aos adolescentes e jovens presentes à cerimônia. “A educação superior requer compromisso”, destacou. Ela enfatizou que sua expectativa, com a chegada do ensino de nível superior ao Campus Itaporanga, é que os jovens da região possam planejar o próprio futuro. “O curso de Engenharia Civil é o pontapé inicial do ensino superior aqui na região, mas outros virão”, disse.
A reitora Mary Roberta acrescentou que a estruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (criada na gestão do presidente Lula em 2008), foi o que permitiu a expansão de cursos superiores no IFPB e em outros institutos. “Nós não podemos desperdiçar cérebros. Quando não se investe nos jovens, o mundo todo perde”, pontuou.
Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, festejou a conquista para a região citando uma célebre frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Em seu discurso, ele agradeceu o empenho dos parlamentares paraibanos no apoio ao Campus Itaporanga e ressaltou que o curso de Engenharia Civil se coaduna com os arranjos produtivos locais, além de ser um curso que visa ao desenvolvimento da região. “O curso de Engenharia Civil é um curso que vai absorver egressos do próprio Campus de Itaporanga. Nós temos aqui o curso de Edificações, e muitos desses estudantes buscam fazer o curso de Engenharia Civil em outras localidades, como Cajazeiras ou em Patos”.
Este é o quarto curso de Engenharia Civil ofertado na Paraíba pelo IFPB. Além de Itaporanga, onde a graduação está sendo instalada, o curso existe em Cajazeiras, Patos e em João Pessoa. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto, a previsão de início das atividades letivas da nova graduação é para o segundo semestre de 2024.
“A partir de 2024.2, o curso de Engenharia Civil será ofertado em Itaporanga. É um motivo de muita felicidade. Aqui na região do Vale do Piancó, temos 18 municípios e 150 mil habitantes que tanto sonharam com um curso superior em nossa região e agora têm esse sonho concretizado”, complementou Ridelson Farias. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, que passarão a 80 no futuro.
Além da reitora Mary Roberta, também participaram da solenidade, Neilor Cesar dos Santos, pró-reitor de Ensino; José Albino Nunes, pró-Reitor de Finanças; Lucrécia Petrucci, diretora de Articulação Pedagógica; Adriano Melo, assessor especial da Reitoria; e José Ronaldo de Lima, diretor-geral do Campus Patos, dentre outros.
Autoridades destacam iniciativa do IFPB
“Nós estamos aqui para festejar que temos uma reitora de coragem”, afirmou o deputado federal Luiz Couto (PT) durante a solenidade. Parlamentar com forte atuação no fomento ao desenvolvimento do IFPB por meio de emendas, Luiz Couto também reafirmou seu compromisso com o Campus Itaporanga. O deputado lembrou que, agora que a região do Vale do Piancó tem curso superior, é sua função como parlamentar trabalhar para que o Campus Itaporanga obtenha mais recursos para equipamentos e custeio. “Fico muito contente de estar aqui. Pode contar conosco”.
Já o deputado estadual Taciano Diniz (Avante) — que é natural de Curral Velho, mas passou a infância e a juventude no município de Itaporanga — destacou que aquele era um momento muito importante e feliz para a história do Vale do Piancó. Ele disse que, na condição de cidadão e filho do Vale do Piancó, tem atuado como interlocutor do IFPB junto a outros parlamentares, como os deputados federais e os senadores, para que mais recursos estejam à disposição do Instituto. “O deputado federal Mercinho Lucena esteve mais cedo aqui e assegurou que vai destinar R$ 500 mil em emendas para o IFPB”, declarou, reforçando que a chegada da graduação de Engenharia Civil no IFPB – Campus Itaporanga é um marco histórico.
Também presente à solenidade, o prefeito do município de Itaporanga, Divaldo Dantas, externou seu agradecimento ao IFPB, cumprimentando a reitora Mary Roberta “pela garra e coragem” de implantar o primeiro curso superior, na modalidade presencial, no Vale do Piancó. “Isso era um sonho para a nossa região, e fico muito feliz por se tratar de um curso de uma área de grande relevância, que é o curso de Engenharia Civil”, disse.