A Paraíba o tempo todo  |

IFPB discute medidas contra possíveis ameaças de atos de violência

A Reitoria e os Diretores Gerais do Instituto Federal da Paraíba preocupados com as possíveis ameaças veiculadas na imprensa e redes sociais nas instituições de ensino quanto ao problema da violência, esclarecem a comunidade acadêmica que o IFPB está tomando providências para o enfrentamento dessa questão que vem sendo discutida em âmbito nacional, sob iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Nesse sentido foi criada uma comissão responsável por formular a Política de Segurança Institucional no IFPB (portaria 526/2023) composta por dez integrantes, entre eles representantes do SINTEFPB, sob a presidência do
Assessor Especial da Reitoria, Adriano Melo. A iniciativa tem por objetivo definir protocolos e sugerir ações no campo da segurança e da cultura da paz no ambiente escolar.

O colegiado já solicitou aos diretores dos 21 Campi e do Polo de Inovação a produção de um relatório sobre a situação da segurança em todas as unidades.

Esse diagnóstico prévio subsidiará os trabalhos da comissão e abordará aspectos como: acessibilidade, monitoramento, protocolos internos de segurança e fluxo de entrada e saída de servidores e pessoas externas.
Segundo o presidente da comissão, Adriano Melo, o feedback que será dado pelos gestores vai embasar novas estratégias para melhorar a segurança nas unidades do Instituto Federal.

O IFPB também dispõe de um e-mail que foi criado especialmente para receber denúncias sobre ameaças e possíveis ataques contra a instituição. As denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas em sigilo.
O endereço é:  comissã[email protected]

As denúncias sobre disseminação de ameaças e violência nas unidades escolares também podem ser feitas através dos números 190 e 197 das Polícias Militar e Civil. Ambos os serviços são gratuitos, funcionam 24h e a pessoa não precisa se identificar.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, também criou um canal exclusivo para recebimento desse tipo de informações.

Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataques às escolas e a comunidade escolar.

A comunidade acadêmica também está sendo orientada para que redobre os cuidados com as chamadas fake News, para que notícias sobre possíveis ataques sejam devidamente checadas junto a fontes oficiais. As “notícias falsas” objetivam unicamente desestabilizar e ampliar o sentimento de insegurança que se instala na comunidade acadêmica

O IFPB manifesta nesse momento apoio aos servidores, estudantes e colaboradores, colocando-se a disposição da comunidade para garantir que o Instituto Federal da Paraíba continue sendo um local seguro, inclusivo e
acolhedor. Ao mesmo tempo em que se compromete em conjugar todos os esforços para combater qualquer ato ou ameaça direcionada contra nossa comunidade. O IFPB também está em constante monitoramento e vigilância de todas as suas unidades de ensino e administrativas.

PB Agora com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe