IFPB discute medidas contra possíveis ameaças de atos de violência

PUBLICIDADE

A Reitoria e os Diretores Gerais do Instituto Federal da Paraíba preocupados com as possíveis ameaças veiculadas na imprensa e redes sociais nas instituições de ensino quanto ao problema da violência, esclarecem a comunidade acadêmica que o IFPB está tomando providências para o enfrentamento dessa questão que vem sendo discutida em âmbito nacional, sob iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Nesse sentido foi criada uma comissão responsável por formular a Política de Segurança Institucional no IFPB (portaria 526/2023) composta por dez integrantes, entre eles representantes do SINTEFPB, sob a presidência do
Assessor Especial da Reitoria, Adriano Melo. A iniciativa tem por objetivo definir protocolos e sugerir ações no campo da segurança e da cultura da paz no ambiente escolar.

O colegiado já solicitou aos diretores dos 21 Campi e do Polo de Inovação a produção de um relatório sobre a situação da segurança em todas as unidades.

Esse diagnóstico prévio subsidiará os trabalhos da comissão e abordará aspectos como: acessibilidade, monitoramento, protocolos internos de segurança e fluxo de entrada e saída de servidores e pessoas externas.
Segundo o presidente da comissão, Adriano Melo, o feedback que será dado pelos gestores vai embasar novas estratégias para melhorar a segurança nas unidades do Instituto Federal.

O IFPB também dispõe de um e-mail que foi criado especialmente para receber denúncias sobre ameaças e possíveis ataques contra a instituição. As denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas em sigilo.
O endereço é:  comissão.seguranca@ifpb.edu.br

As denúncias sobre disseminação de ameaças e violência nas unidades escolares também podem ser feitas através dos números 190 e 197 das Polícias Militar e Civil. Ambos os serviços são gratuitos, funcionam 24h e a pessoa não precisa se identificar.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, também criou um canal exclusivo para recebimento desse tipo de informações.

Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataques às escolas e a comunidade escolar.

A comunidade acadêmica também está sendo orientada para que redobre os cuidados com as chamadas fake News, para que notícias sobre possíveis ataques sejam devidamente checadas junto a fontes oficiais. As “notícias falsas” objetivam unicamente desestabilizar e ampliar o sentimento de insegurança que se instala na comunidade acadêmica

O IFPB manifesta nesse momento apoio aos servidores, estudantes e colaboradores, colocando-se a disposição da comunidade para garantir que o Instituto Federal da Paraíba continue sendo um local seguro, inclusivo e
acolhedor. Ao mesmo tempo em que se compromete em conjugar todos os esforços para combater qualquer ato ou ameaça direcionada contra nossa comunidade. O IFPB também está em constante monitoramento e vigilância de todas as suas unidades de ensino e administrativas.

PB Agora com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024