Os candidatos inscritos no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2015) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) já podem conferir os locais de prova. A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou a listagem de endereços.
Acesse aqui a lista nos cursos técnicos presenciais (integrado ao ensino médio e subsequente): http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015 Acesse aqui a lista dos inscritos no curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho oferecido na modalidade de Ensino a Distância: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015-seguranca-no-trabalho.
A Compec divulgou também a concorrência. Os arquivos estão nos mesmos links dos locais de prova, assim como o edital que tira todas as dúvidas. A prova será nesse domingo, dia 16 de novembro, a partir das 8h, horário local da Paraíba e não de Brasília. Os portões serão abertos às 7h. É preciso levar o documento nacional de identificação com foto, como o RG, e caneta esferográfica, preta ou azul.
O IFPB oferta 3790 vagas no PSCT 2015. Os exames serão realizados nas cidades onde há campi do IFPB: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Nos cursos presenciais, são 1.290 vagas para quem fazer o Ensino Médio Integrado ao curso técnico e 1.500 para quem terminou o médio e quer fazer o ensino técnico subsequente. Na EAD são oferecidas 1000 vagas.
Em se tratando dos cursos presenciais, são 12.407 inscrições. Estão inscritos para os cursos técnicos integrados 8.183 candidatos e no ensino subsequente ao médio são 4.224 pessoas. No curso da EaD estão inscritos 1.653. O PSCT tem 14.060 inscritos.
O curso técnico integrado com maior concorrência foi o de Edificações no campus João Pessoa, com 17,73 candidatos por vaga, seguido de Informática em Campina Grande, com 14,75 por vaga e de Edificações em Cajazeiras com 9 por vaga. No ensino subsequente, novamente Edificações na Capital é o mais concorrido, seguido do mesmo curso em Cajazeiras, e de Secretariado em JP. Na Ead, o polo da Capital também o que registra mais concorrência, com 4,74 candidato por vaga.
No PSCT ainda há vagas de Técnico em Transporte Aquaviário, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Contabilidade, Controle Ambiental, Instrumento Musical, Agroindústria, Geologia e Agropecuária. No curso de Instrumento Musical, os instrumentos são bateria, canto, clarinete, contrabaixo, piano, saxofone, trompete, viola, violão e violino.
Metade das vagas é reservada para quem cursou ensino fundamental na escola pública. Na reserva da escola pública, há cota de 50% para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo mensal. Há ainda reserva nos oriundos da escola pública, para 50% de pretos, pardos e indígenas. O IFPB tem também cota de 5% para pessoas com deficiência e no campus Sousa há 20% de vagas reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.
Redação com Assessoria
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…
O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…