A matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.1 começa nessa sexta, 22, prosseguindo em 25 e 26 de janeiro. Acesse aqui o Edital do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) com as orientações acerca da documentação necessária a ser entregue no campus escolhido pelo candidato.
A documentação básica exigida é: uma foto 3×4, colorida e recente (com identificação do nome no verso); Certidão de Nascimento ou Casamento; RG, constando data de expedição; CPF; Certificado de Conclusão do Ensino Médio acompanhado de Histórico Escolar; Título de Eleitor acompanhado dos comprovantes de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral (só para candidatos maiores de 18 anos de idade); Certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa de Incorporação (apenas para homens maiores de 18 anos).
O inscrito mediante cotas tem outras documentações necessárias que precisa verificar no Edital. O IFPB tem cota para quem estudou na rede pública, onde há reserva para pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita e para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Há também cota para pessoas com deficiência. No Campus Sousa, há ainda uma cota para quem vive em assentamento rural oriundo da reforma agrária.
Quem não foi selecionado na listagem divulgada no dia 18 tem até o dia 29 de janeiro para manifestar o interesse em ficar na lista de espera. O candidato deve acessar o site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/ Desde a primeira edição do Sisu, o IFPB sempre convoca para lista de espera, por isso é importante aderir.
Pode aderir à lista o não-selecionado em nenhuma das opções na chamada regular e quem ficou na segunda opção, independentemente da matrícula. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga.
O candidato deve acessar o seu boletim no Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao finalizar a manifestação o sistema emite uma mensagem de confirmação.
O IFPB ofertou 1260 vagas em 10 campi: João Pessoa, Sousa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Cajazeiras, Picuí e Guarabira. Os cursos ofertados são Engenharia da Computação, Ciências Biológicas, Design Gráfico, Medicina Veterinária, Educação Física, Química, Agroecologia, Tecnologia em Alimentos, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Geoprocessamento, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Administração, Engenharia Elétrica, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Física, Telemática, Gestão Comercial, Segurança no Trabalho e Gestão Ambiental.
Ascom