A Paraíba o tempo todo  |

Instituições da PB adotam Enem

Várias instituições de ensino superior da Paraíba já aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de novos alunos. As faculdades privadas também estão inclusas nessa nova forma de classificação mas, nesses casos, o percentual de vagas ofertadas é menor e o candidato decide se quer fazer a prova do vestibular ou usar a nota do Enem. Na Paraíba, 10 instituições públicas e privadas ouvidas pelo Correio afirmaram que o exame é o indicador usado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino médio, fator determinante para ingresso no ensino superior e que, por isso, é importante na seleção de estudantes.

 

Na Universidade Estadual da Paraíba, a adesão está sendo feita de maneira progressiva: em 2011, eram 25% das vagas pelo Enem. Este ano, esse percentual subiu para 50%. O pró-reitor de graduação, Eli Brandão, disse que uma possível adesão total ao Enem está sendo analisada. “Todas as universidades estão usando o Enem porque acreditamos no projeto de unificação do processo seletivo para o ensino superior. Essa é a melhor forma de democratizar o acesso de estudantes à universidade”, disse.

 

O Jornal Correio está trazendo todas as sextas-feiras fascículos do Enem, com questões simuladas do Exame. Os fascículos serão veiculados até 2 de novembro. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 do próximo mês. O Colégio Geo e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) são parceiros do projeto.

 

UFPB: 100% das vagas em 2015

 

Já 60% das vagas ofertadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), exigem que os estudantes se submetam ao Processo Seletivo Seriado (PSS). Segundo João Lins, presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) a decisão de ofertar um crescente percentual de vagas para o Enem através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi decidido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Houve há poucos anos uma movimentação do Ministério da Educação para que as universidades públicas aderissem ao Enem na seleção de seus estudantes e na UFPB, o processo está sendo gradativo de modo que a expectativa é que, em 2015, este Exame seja a única forma de selecionar os alunos”, explicou.

 

IFPB: seleção total

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) usa o Sisu para classificação dos candidatos. “Utilizamos a nota do Enem na seleção de nossos alunos há três anos e o resultado tem sido excelente. Quando a seleção era feita por vestibular próprio, só alunos de municípios onde temos campi se submetiam à prova. Hoje todos os estudantes da Paraíba e de Estados vizinhos podem usar o Enem para entrar no IFPB”, esclareceu o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso.

 

UFCG

 

Já a UFCG, usa o Enem há três anos, mas a instituição é quem faz a própria classificação, por meio das informações do Inep. “Optamos pelo Enem porque essa proposta se enquadra com o programa pedagógico da UFCG. Fazemos a média aritmética das cinco notas do candidato no Enem e classificamos por curso”, explicou o presidente da Comissão do Processo Vestibular (Comprov) da UFCG, Marcos Gama.

 

Unipê utiliza Exame e Vestibular
 

Algumas instituições privadas de ensino superior na Paraíba deixam a cargo dos estudantes a decisão por utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a opção de realizar as provas dos seus vestibulares. O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e a Faculdade Asper, por exemplo, oferecem aos candidatos duas opções: ou eles se candidatam a uma vaga usando a nota do Enem ou realizam os vestibulares.

 

“Atualmente, mais de 4,6 mil alunos estudam no Unipê com bolsas de estudo de filantropia, incentivos e financiamentos estudantis. Para isso, os alunos podem optar por usar o Enem, tanto que a oferta de vagas do ProUni cresceu 140% e o número de beneficiados com o Fies aumentou 238%, em um ano. Além disso, em apenas dois meses de implantação do Pravaler, já somos a 3ª instituição de ensino superior do País em adesão a esse financiamento”, comentou o vice-reitor do Unipê, professor Paulo Padilha.
 

As inscrições do Vestibular 2013 do Unipê começam no dia 22 de outubro e a prova será aplicada no dia 17 de novembro, às 9h. Estão sendo oferecidas vagas em 17 cursos de Graduação. As inscrições serão realizadas pela Internet, no Portal do Unipê. O Unipê utiliza a nota do Enem como uma de suas formas de ingresso, desde 2010.
 


Ciências Médicas

 

“O aluno pode optar por utilizar a nota do Enem, no entanto é preciso atentar para alguns critérios: somente pode ser utilizada a nota para os cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. Sempre a nota a ser utilizada é a do último exame. O aluno traz consigo um formulário próprio onde consta sua pontuação. Essa pontuação não pode ter média inferior a 400 pontos. Quando o aluno se apresenta para a matrícula, desde que haja vaga no curso que deseja é realizada uma conferência da autenticidade dessa informação, através do portal do MEC. Desde que o aluno atenda a essas determinações, efetua-se a matrícula”, esclareceu o secretário acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Pedro Torquato. A Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) destina 5% das vagas para o curso de Medicina pelo Enem.
 

 

CORREIO

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe