Categorias: Educação

Jornada de Lutas terá assembleia e paralisação na UFPB

PUBLICIDADE

 A próxima semana será marcada por uma série de atividades de mobilização na UFPB, dentro da Jornada de Lutas proposta pelo Andes Sindicato Nacional para intensificar a campanha por melhoria das condições de trabalho e reestruturação da carreira docente. Entre as atividades está um dia de paralisação, que acontecerá na quarta-feira (22/5). Na UFPB, a programação conta, ainda, com uma assembleia geral, na terça-feira (21/5).

 

Reunindo as ADs de todo o País, a Jornada de Lutas do Andes-SN visa aprofundar o debate sobre o projeto de carreira, atualizar as pautas locais de reivindicação e discutir meios para reverter a precarização das condições de trabalho.
A programação da ADUFPB começa na segunda-feira (20/5) com uma atividade em conjunto com o Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba). Trata-se de um debate sobre privatização e a respeito do Projeto de Lei Complementar 92/2007, que propõe a criação de um modelo de gestão que permite a criação de fundações estatais de direito privado para conduzir serviços públicos.

 

O evento, que começará às 9h, no auditório do Sintespb, terá a presença do deputado federal Efraim Filho. Na última terça-feira (14/5), representantes de entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais estiveram na Câmara dos Deputados em uma atividade de sensibilização e convencimento dos deputados contra o PLP 92/2007. Os representantes das entidades conversaram com alguns deputados e entregaram a eles e a seus assessores um documento com argumentos contrários ao projeto. 

 

Ainda dentro da programação da Jornada de Lutas na Paraíba, terça-feira (21/5), as atividades têm início com um café da manhã no Centro de Educação do Campus I. O objetivo é recepcionar os professores que iniciaram esta semana o semestre letivo 2013.1, convidar os sindicalizados a atualizarem seus cadastros na ADUFPB e apresentar o trabalho do Sindicato aos professores novatos. A ADUFPB pretende ir a todos os centros de ensino da UFPB realizando eventos semelhantes a esse ao longo do mês de junho.

Assembleia geral

Ainda terça, às 9h, acontecerá a assembleia geral da categoria simultaneamente nos campi de João Pessoa (que reúne os professores do Litoral Norte), Areia e Bananeiras. Na Capital, a reunião será no auditório 212 do CE. Nos outros campi, ocorrerá na sede local da ADUFPB. Em pauta, informes, escolha de membro da comissão eleitoral das eleições do Sindicato, esclarecimentos jurídicos e financeiros e encaminhamentos.

Paralisação

Na quarta-feira (22/5), ocorrerá a paralisação nacional dos professores federais de todo o País. Na UFPB, não haverá aula, mas o sindicato realizará atividades de mobilização. A partir das 8h, haverá um café da manhã no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, para funcionários, professores e para a população que utiliza os serviços do HU. O evento é organizado pelo ADUFPB e pelo Sintespb com o objetivo de esclarecer a população a respeito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade criada pelo governo Dilma para gerenciar os hospitais públicos do País.

 

O Conselho Universitário da UFPB (Consuni) já aprovou a adesão da Universidade à Ebserh. Para as entidades representantivas dos servidores e dos profissionais da saúde, essa é uma estratégia do governo para privatizar os serviços públicos de saúde e vai trazer prejuízo para os funcionários e para toda a população.

 

Ainda na quarta-feira, às 10h haverá no Centro de Vivência do Campus I uma discussão conjunta reunindo professores e servidores técnico-administrativo. O objetivo é definir uma agenda local de ações da ADUFPB e do Sintespb.

 

Encontro de Aposentadoria

Já na quinta e sexta-feira (23 e 24/5) será realizado o 3º Encontro de Assuntos de Aposentadoria, organizado pela ADUFPB, por meio do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSAA). Os debates acontecerão no auditório da Reitora, em João Pessoa.

 

A abertura será às 9h, com apresentação do coral “Vozes da ADUFPB”. No primeiro dia, o evento contará com a presença de representantes do Andes – Sindicato Nacional, da Regional Nordeste II do Andes-SN, do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionista (Mosap), da reitoria da UFPB, da Associação dos Inativos da UFPB (Asip) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (Sintespb).

 

Confira a programação da Jornada de Lutas na Paraíba:

20 DE MAIO (segunda-feira)

– 9h – Atividade conjunto com o Sintespb

Presença do deputado Efraim Filho

Auditório do Sintespb

—————–
21 DE MAIO (terça-feira)

– 8h – Café da manhã no Centro de Educação

– 9h – Assembleia geral dos professores em João Pessoa (no auditório do CE), Areia e Bananeiras (nas sedes locais da ADUFPB)

—————-
22 DE MAIO (quarta-feira)

– Paralisação nacional

– 8h – Café da Manhã no HU

– 10h – Discussão conjunta de uma agenda unificada de mobilização

Local: Centro de Vivência

—————–
23 E 24 DE MAIO (quinta e sexta-feira)

– 3º Encontro de Assuntos de Aposentadoria

Abertura: 9h, no auditório da Reitoria

 

Ascom ADUFPB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dupla é presa após tentativa de assalto que deixou sargento da PM ferido em João Pessoa

Na madrugada desta quarta-feira (30), a Polícia Militar capturou dois suspeitos envolvidos na tentativa de…

30 de outubro de 2024

Cabo Gilberto pondera sobre voto, mas destaca torcida por Hugo Motta na presidência da Câmara: “Quero a PB protagonista”

O deputado Cabo Gilberto, do PL, nesta quarta-feira (30), foi mais um deputado da bancada…

30 de outubro de 2024

Inmet emite alertas de baixa umidade para quase 100 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (30), dois alertas de baixa umidade…

30 de outubro de 2024

Pastor suspeito de abusos morre em hospital após transferência do presídio; pai denuncia maus-tratos

Jefferson Batista, de 43 anos, pastor e suspeito de abusar de adolescentes em Bayeux, faleceu…

30 de outubro de 2024

Mais de 30 bairros de Campina Grande ficam sem água nesta quarta-feira; veja lista

A Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) anunciou a falta de água em…

30 de outubro de 2024

Com vitórias estratégicas em 2024, PP comandará gestões da maior parcela da população da PB

O Progressistas (PP) emerge das eleições de 2024 como o partido que comandará a maior…

30 de outubro de 2024