Jovem aprovado em medicina na Paraíba consegue na justiça antecipação do ensino médio

PUBLICIDADE

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) ajuizou um mandado de segurança que assegurou a um estudante de 17 anos, residente em Santa Rita, o direito de concluir o ensino médio antecipadamente e garantir sua vaga no curso de Medicina em uma faculdade particular. O jovem havia sido aprovado no vestibular, mas teve sua inscrição no exame supletivo negada pela escola realizadora, sob a justificativa de que não possuía a idade mínima de 18 anos, conforme exigido pelo artigo 38, § 1º, II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A DPE argumentou que o estudante, emancipado por outorga dos pais, preenchia os requisitos para realizar o exame, destacando seu desempenho excepcional ao ser aprovado no vestibular antes de concluir o ensino médio. Além disso, a Defensoria sustentou que a legislação não deve impedir o desenvolvimento intelectual com base apenas na idade, invocando o artigo 208, inciso V, da Constituição Federal, que assegura o acesso ao ensino superior conforme a capacidade do indivíduo.

A defensora pública Maria de Fátima Dantas ressaltou que o direito do estudante à educação estava sendo violado, uma vez que a antecipação dos estudos é legalmente prevista e já foi concedida em outros casos. “O direito líquido e certo do impetrante está amparado por preceitos constitucionais que garantem a evolução nos estudos de acordo com a capacidade intelectual, superando a mera formalidade da idade mínima”, afirmou.

Na decisão, o juiz Gutemberg Cardoso Pereira acatou os argumentos da Defensoria Pública, determinando a autorização da matrícula do estudante para realizar as provas do supletivo. O magistrado destacou que, apesar da exigência legal de idade, o dever do Estado é promover o acesso à educação em todos os níveis, reforçando a urgência do caso diante da proximidade das provas.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Festa de Nossa Senhora Aparecida: devoção marca celebrações nas paróquias da Arquidiocese da Paraíba

No dia 12 de outubro, a Igreja Católica em todo o Brasil celebra com grande…

10 de outubro de 2024

Federação Brasil da Esperança apoia dr. Jhony Bezerra no 2º turno em CG

A Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB, anunciou na manhã…

10 de outubro de 2024

Após derrota nas urnas, Cartaxo pode deixar PT e contabilizar o quarto partido na trajetória política

Nos bastidores a informação é de que o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) pode deixar…

10 de outubro de 2024

Presidente do PT/PB critica Cartaxo por neutralidade no 2º turno em JP e diz que gesto colabora com ascensão do fascismo na PB

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, em entrevista nesta quinta-feira (10), criticou…

10 de outubro de 2024

Duas pessoas estão em estado grave após ataques de abelhas em duas cidades da PB

Dois pacientes estão internados em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz…

10 de outubro de 2024

Após União apoiar PL em JP, Efraim confirma apoio do PL a Bruno Cunha Lima em CG

Em um movimento estratégico nas eleições municipais de 2024, o União Brasil e o PL…

10 de outubro de 2024