Lula nomeia Terezinha Domiciano como nova reitora da UFPB: “Democracia universitária” diz professora

PUBLICIDADE

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram confirmadas como reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o quadriênio 2024-2028, em uma nomeação oficializada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A escolha foi celebrada pelas professoras, que destacaram a importância de ver o processo democrático sendo respeitado na instituição.

Em declaração pública, Terezinha expressou a emoção e a responsabilidade que envolve o novo cargo, ressaltando o papel histórico de Lula na defesa da democracia: “É muito representativo retomar o processo democrático da UFPB, recebendo a chancela do presidente mais democrático de todos os tempos.”

Durante a campanha, Terezinha e Mônica apresentaram propostas focadas em valores fundamentais como a autonomia universitária, a valorização da comunidade acadêmica e o fortalecimento da UFPB no ensino, pesquisa, extensão, inovação e inclusão. “Tivemos duas campanhas exitosas, com propostas que valorizam as pessoas, a autonomia e a democracia universitária”, destacou Terezinha, frisando o compromisso de fazer a UFPB crescer e ampliar sua missão na sociedade.

A nomeação também foi resultado de um processo coletivo que envolveu a comunidade acadêmica, que votou expressivamente na chapa das professoras, além do Conselho Universitário (CONSUNI), que referendou a escolha ao indicá-las como as primeiras na lista tríplice. “Fica o nosso agradecimento à comunidade acadêmica, representada por discentes, docentes e técnico-administrativos”, reforçou a nova reitora.

Terezinha e Mônica também reconheceram o papel decisivo de lideranças políticas e paraibanas na defesa da autonomia da universidade. A luta por essa autonomia foi uma das bandeiras centrais da campanha, com apoio de diversas frentes em prol da valorização da instituição.

A nova gestão da UFPB se compromete a trabalhar com “humildade, responsabilidade, dedicação e compromisso” para o desenvolvimento da universidade, acreditando na força coletiva para alcançar ainda mais conquistas. “É forte a nossa certeza de que juntos(as) podemos fazer muito mais pela UFPB!”, concluiu Terezinha.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caixa reduzirá cota de financiamento e elevará entrada para imóveis

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal…

16 de outubro de 2024

Com golaços e pênaltis, Brasil goleia Peru e afasta crise

O Brasil goleou o Peru, por 4 a 0, no Mané Garrincha, em jogo válido…

16 de outubro de 2024

Após conversar com Lula, Gleisi e Padilha, Veneziano anuncia que posição do MDB para 2º turno em JP é de “livre escolha”

O presidente estadual do MDB na Paraíba, Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital…

16 de outubro de 2024

Senador Amaral faz discurso emocionado em despedida no Senado

Durante a sessão plenária de ontem (15), o senador André Amaral (União-PB), aproveitou sua fala…

16 de outubro de 2024

Polícia prende suspeito de integrar gangue da “marcha à ré” durante operação em JP

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio, prendeu ontem (15)…

16 de outubro de 2024

Mulher morre durante parto após queimaduras em Campina Grande

Uma jovem de apenas de 18 anos, identificada como Jamile de Souza morreu durante o…

16 de outubro de 2024