Um total de 45 pessoas em privação de liberdade, de 11 unidades prisionais paraibanas, foi selecionado para 18 cursos das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O número representa um crescimento de 32,35% em relação às aprovações no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2021, quando na primeira chamada foram selecionados 34 reeducandos.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, e se referem ao resultado da 1ª chamada do Sisu – Sistema de Seleção Unificado para reeducandos do sistema prisional.
O secretário João Alves de Albuquerque comentou o resultado destacando o alcance social do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional – em plena execução. “O plano é ferramenta essencial no processo contínuo de alfabetizar, ofertar o Ensino Médio e preparar reeducandos para o ingresso no ensino público de nível superior. Parabenizo os professores pelo empenho ano após ano e as 45 pessoas em privação de liberdade selecionadas nessa primeira chamada do Sisu”.
Os destaques foram para as aprovações na 1ª posição para o curso de Matemática da UFCG (reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora); 1º Lugar para o curso de Filosofia da UEPB (reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora-CG); 1º Lugar para o Curso de Ciência das Religiões (Penitenciária Silvio Porto-JP); 1º lugar para o curso de Produção Sucroalcooleira (Penitenciária Silvio Porto).
Destaque também para 2ª posição do curso de Letras EAD do IFPB (Penitenciária Raimundo Asfora); 2º lugar em Matemática da UFCG (Cadeia Pública de Esperança); 2º lugar em Matemática da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora). 3º lugar para o curso de Engenharia de Produção da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora).
Dentre os demais cursos, os reeducandos foram selecionados pelo Sisu para: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Gestão Pública e Gestão Comercial.
Unidades com maior número de aprovações: Na 1ª posição ficou a Penitenciária Silvio Porto, em João Pessoa, com 15 reeducandos selecionados para cursos de nível superior em instituições públicas. A 2ª colocação ficou com a Penitenciárias Raimundo Asfora, em Campina Grande; com 12 aprovações; e a 3ª posição ficou com a Cadeia Pública de Itaporanga com duas aprovações.
Secom
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…
O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…
O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta neste ano e registra pelo 8º…
O pacote econômico anunciado pelo governo Lula na noite dessa quarta-feira (27) gerou reações divididas…
Na noite desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba prendeu um caminhoneiro…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…