Marx, Foucault, Freire e a decadência da universidade brasileira

PUBLICIDADE

Recentemente, o jornalista Gabriel Castro publicou um texto na Gazeta do Povo sobre os autores mais citados em universidades brasileiras. Foram analisadas 7 mil teses de doutorado e dissertações de mestrado, produzidas entre 2022 e 2023, disponíveis no banco de trabalhos da Capes, abrangendo campos das humanidades, ciências sociais e saúde.

Para surpresa de ninguém, Karl Marx, Paulo Freire e Michel Foucault são os autores mais citados da academia brasileira. Em 2023, Marx foi citado 545 vezes, Foucault 486, Freire, 467.

Em análise qualitativa, identificaram-se trabalhos que associaram Marx e Freire para uma educação com vistas a uma “revolução popular” anticapitalista e pesquisas que se apoiaram em Foucault para críticas à noção de verdade universal e ao combate à criminalidade.

O cenário é deprimente: Marx é o materialista radical revolucionário cuja ideologia gerou milhões de mortes no séc. XX; Foucault é o defensor de que valores morais são historicamente construídos e resultado de poderes impostos sobre corpos e sexualidade que devem ser resistidos; Freire é o educador crítico voltado à revolução contra o capitalismo.

Como refutar ou testar – cientificamente – pesquisas amparadas na autoridade de cosmovisões revolucionárias voltadas a destruir sistemas de “opressão”? Como refutar pesquisas amparadas em experiências pessoais em que autores só são citados como argumento de autoridade?

O jornalista Gabriel Castro ainda destaca que: “Judith Butler e Simone de Beauvoir, teóricas fundamentais no desenvolvimento das chamadas “teorias de gênero”, foram mais citadas que Gilberto Freyre, possivelmente o mais influente sociólogo brasileiro (…). O liberal Adam Smith perde para o filósofo soviético Mikhail Bakhtin. Parceiro de Marx, Friedrich Engels tem mais citações que John Locke”.

As conclusões são claras: 1) as pesquisas universitárias brasileiras são predominantemente de esquerda; 2) é um escândalo que parte do rio de dinheiro em pesquisas universitárias é usado tão somente para militância e doutrinação; 3) esse tipo de educação condena o Brasil ao passado!

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024