O Ministério da Educação (MEC) começou a analisar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB) que foi proposta na Câmara dos Deputados pelo coordenador da bancada paraibana, Wilson Filho (PTB). A análise está sendo feita por meio de uma proposta de reordenamento dos Institutos em todo o País que foi apresentada pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
A proposta prevê que o Instituto Federal do Sertão terá oito unidades. A reorganização deve beneficiar 1,1 milhão de paraibanos de 127 municípios. A instalação garantiria a proximidade do centro tecnológico de Patos com o município mais distante, Cajazeiras, com apenas 171 km.
O processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem por objetivo a adequação a uma nova realidade: as crescentes dificuldades envolvidas na administração de estruturas multicampi, distribuídas pelos extensos territórios estaduais.
De acordo com a proposta, as grandes distâncias entre alguns campi e suas respectivas sedes, dificultam os seus apropriados desenvolvimentos, ao mesmo tempo em que oneram toda a estrutura administrativa, demandando maiores tempos de deslocamento e recursos financeiros.
“É neste sentido, que o Projeto Reordenamento da Rede Federal procura identificar melhores arranjos geográficos e institucionais para as unidades da Rede, incluindo a criação de novos Institutos Federais, buscando a otimização de sua gestão em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais”, destaca o projeto apresentado ao MEC.
Aprovação – O deputado Wilson Filho destacou que a proposta da criação do IFSPB já foi aprovada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara. O projeto Nº 4.389/16 que autoriza a criação teve como relator o deputado Alex Canziani (PTB-PR). O parlamentar destacou que a “interiorização do ensino superior, técnico, científico e profissional tem se mostrado eficiente em atender às necessidades de desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do país, e a situação no sertão paraibano não é diferente”. O seu relatório foi favorável a matéria e foi aprovado por unanimidade.
PB Agora
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…