A Paraíba o tempo todo  |

Menina viaja todo dia 100km para ir a escola

Em Santana do Riacho, zona rural de Minas Gerais, uma família tem história de superação para poder estudar: mãe e filha percorrem cem quilômetros todos os dias para que a garota possa aprender.

Elas andam sobre pedras e fazem travessia de balsa. Há cobras no caminho. O dia amanhece e a jornada ainda não terminou. Em determinado ponto, ela pega uma van até a escola. A viagem é cansativa: são cinco quilômetros de terra e 25 de asfalto, mas a paisagem da serra é bonita.

A mãe volta para a casa orgulhosa da filha; para ela, o futuro da garota está em jogo.

A menina chega à escola 10 minutos antes do começo da aula. Lá, encontra colegas que fazem o mesmo sacrifício todos os dias.

A escola tem 538 alunos divididos em três turnos, sendo que 22 moram na zona rural. Um dos estudantes sai de casa às 9h30 da manhã, chega ao colégio ao meio-dia, passa a tarde estudando e demora mais duas horas para voltar.

A diretora da escola, Josefina de Freitas, teve infância semelhante.

– É uma conquista. A gente chega onde quer chegar.
 

 

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe