Uma mesa redonda mediada pelo pró-reitor adjunto de Extensão, Alberto Coura, tendo como debatedores os professores José Pereira da Silva, pró-reitor de Extensão, e Eli Brandão da Silva pró-reitor de Graduação, marcou o início das atividades do 1º Seminário de Extensão (SEMIEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A mesa temática “Curricularização da Extensão: desafios para creditação das ações de extensão”, foi realizada no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, com a participação de professores e estudantes envolvidos no fértil terreno da Extensão da UEPB.
Eli Brandão destacou os princípios que regem a pesquisa, o ensino e a extensão no âmbito da Instituição e ressaltou que o tema abordado na mesa tem relação direta com a graduação, mais especificamente com os projetos pedagógicos dos cursos. “A curricularização significa que as atividades de extensão precisam estar previstas nos projetos pedagógicos e garantidas como creditação para os estudantes”, frisou. Ele ressaltou que as atividades de ensino que ocorrem na sala de aula devem ser reflexos do conhecimento que a universidade construiu. Para ele, esse conhecimento deve ser colocado a prova em uma pesquisa e ser devolvida a sociedade como uma dádiva e em forma de serviço.
Pró-reitor de Extensão, o professor José Pereira da Silva, ressaltou que o SEMIEX surgiu da necessidade da UEPB realizar uma atividade capaz de mostrar a força da Extensão na Instituição. Nessa primeira edição, o SEMIEX está provocando um debate sobre a importância da Extensão para o desenvolvimento regional. “Todas as mesas têm um pouco essa perspectiva de atividades que estão discutindo o papel da Extensão para alavancar o desenvolvimento do Estado”, observou. A Extensão é um dos terrenos mais férteis da história da UEPB, contando atualmente com mais de 450 projetos e programas em diversas áreas do conhecimento.
Paralelo a mesa redonda, aconteceu no hall da Central de Integração Acadêmica, a realização de atividades práticas de alguns programas extensionistas da UEPB. Os estudantes do programa “Ginástica Laboral e Treinamentos Funcional”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física, sob a coordenação dos professores José Pereira do Nascimento Filho e Regimênia Carvalho, aplicaram massagens relaxantes nos participantes, além de realizar exercícios físicos e alongamentos que visam estimular a autoestima.
Já os alunos do Programa Educação e Prevenção do Álcool, Tabaco e outras Drogas, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), coordenado pela professora Clésia Pachú, fizeram os participantes dançar ao som da música eletrônica. Já o programa “Adote uma Árvore” fez a distribuição de mudas. Alunos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) também participaram das atividades.
Com o tema “Extensão e realidade social: as novas demandas e os desafios que se apresentam” o Seminário de Extensão conta com mais de 500 pessoas inscritas, entre estudantes extensionistas, professores e pesquisadores. O evento é composto por mesas redondas, minicursos e oficinas, além de exposição de painéis, que contará com a apresentação de cerca de 200 projetos que são desenvolvidos a partir de pesquisas feitas na Instituição.
A abertura oficial do SEMIEX aconteceU à noite, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, com a participação do reitor Rangel Junior e do professor e historiador com ênfase em Filosofia da História, Durval Muniz.
Redação com assessoria