Uma mesa redonda mediada pelo pró-reitor adjunto de Extensão, Alberto Coura, tendo como debatedores os professores José Pereira da Silva, pró-reitor de Extensão, e Eli Brandão da Silva pró-reitor de Graduação, marcou o início das atividades do 1º Seminário de Extensão (SEMIEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A mesa temática “Curricularização da Extensão: desafios para creditação das ações de extensão”, foi realizada no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, com a participação de professores e estudantes envolvidos no fértil terreno da Extensão da UEPB.
Eli Brandão destacou os princípios que regem a pesquisa, o ensino e a extensão no âmbito da Instituição e ressaltou que o tema abordado na mesa tem relação direta com a graduação, mais especificamente com os projetos pedagógicos dos cursos. “A curricularização significa que as atividades de extensão precisam estar previstas nos projetos pedagógicos e garantidas como creditação para os estudantes”, frisou. Ele ressaltou que as atividades de ensino que ocorrem na sala de aula devem ser reflexos do conhecimento que a universidade construiu. Para ele, esse conhecimento deve ser colocado a prova em uma pesquisa e ser devolvida a sociedade como uma dádiva e em forma de serviço.
Pró-reitor de Extensão, o professor José Pereira da Silva, ressaltou que o SEMIEX surgiu da necessidade da UEPB realizar uma atividade capaz de mostrar a força da Extensão na Instituição. Nessa primeira edição, o SEMIEX está provocando um debate sobre a importância da Extensão para o desenvolvimento regional. “Todas as mesas têm um pouco essa perspectiva de atividades que estão discutindo o papel da Extensão para alavancar o desenvolvimento do Estado”, observou. A Extensão é um dos terrenos mais férteis da história da UEPB, contando atualmente com mais de 450 projetos e programas em diversas áreas do conhecimento.
Paralelo a mesa redonda, aconteceu no hall da Central de Integração Acadêmica, a realização de atividades práticas de alguns programas extensionistas da UEPB. Os estudantes do programa “Ginástica Laboral e Treinamentos Funcional”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física, sob a coordenação dos professores José Pereira do Nascimento Filho e Regimênia Carvalho, aplicaram massagens relaxantes nos participantes, além de realizar exercícios físicos e alongamentos que visam estimular a autoestima.
Já os alunos do Programa Educação e Prevenção do Álcool, Tabaco e outras Drogas, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), coordenado pela professora Clésia Pachú, fizeram os participantes dançar ao som da música eletrônica. Já o programa “Adote uma Árvore” fez a distribuição de mudas. Alunos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) também participaram das atividades.
Com o tema “Extensão e realidade social: as novas demandas e os desafios que se apresentam” o Seminário de Extensão conta com mais de 500 pessoas inscritas, entre estudantes extensionistas, professores e pesquisadores. O evento é composto por mesas redondas, minicursos e oficinas, além de exposição de painéis, que contará com a apresentação de cerca de 200 projetos que são desenvolvidos a partir de pesquisas feitas na Instituição.
A abertura oficial do SEMIEX aconteceU à noite, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, com a participação do reitor Rangel Junior e do professor e historiador com ênfase em Filosofia da História, Durval Muniz.
Redação com assessoria
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…