Novas carteiras de estudante serão emitidas em João Pessoa e estudantes deverão ficar atentos

PUBLICIDADE

Mais um ano letivo se inicia, e com ele deve chegar ao fim a validade das carteiras de estudante 2023. Em João Pessoa, os estudantes já podem renovar seus documentos para garantir os benefícios da meia-passagem na capital e no transporte intermunicipal. A Carteira de Estudante será emitida em João Pessoa com Padrão Nacional e com Certificação Digital, garantindo assim os benefícios da meia-entrada e da meia-passagem.

Para evitar transtornos como os ocorridos no ano passado, quando Entidades Estudantis emitiram o documento sem a devida informação ao estudante que não valeria para a meia-passagem intermunicipal, é crucial que os estudantes, diretores escolares e responsáveis estejam atentos às entidades autorizadas para a emissão do novo documento, o qual deve abranger todos os benefícios, incluindo a meia-passagem intermunicipal.

Este ano, o Procon de João Pessoa habilitou 09 nove entidades, sendo seis entidades para os estudantes secundaristas e três para os universitários

As entidades que oferecem apenas meia-passagem em João Pessoa são: União dos Estudantes Secundaristas (UEP), Centro Estudantil Pessoense (CESP-JP), Federação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (FESP) e Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES).

Já aquelas que garantem meia-passagem tanto na capital quanto no transporte intermunicipal são: União Estadual dos Estudantes da Paraíba (UEEP) e União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (UESP). Este último também de forma online através do site www.estudante10.com.br. Para os universitários, a emissão é realizada pelo Conselho Universitário de Carteiras (CUC) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Como forma de proteção aos direitos dos estudantes, a 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital (0847059-65.2023.8.15.2001) determinou que as entidades que não ofereçam o benefício da meia-intermunicipal devem estampar de forma destacada na própria Carteira de Estudante essa informação, sob pena de multa diária de R$ 500,00 e possíveis sanções administrativas e criminais por desrespeito à decisão judicial.

“É fundamental que os estudantes estejam cientes de seus direitos e exijam a Carteira de Estudante que verdadeiramente lhes garanta todos os benefícios previstos em lei. Estaremos vigilantes e à disposição do estudante”, ressaltou Jamacyr Mendes, presidente da UESP.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024