Noventa equipes da rede pública, do total de 98, se inscreveram para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nesta sexta-feira (15). Os competidores são das cidades de Guarabira, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Soledade, Puxinanã, Alagoa Grande, Seridó, Picuí, Sumé, Diamante, Cajazeiras, Sousa, Pombal, Lagoa de Dentro e Alagoinha.
A OBR teve início na terça-feira (12) e acontece até domingo (17), quando os finalistas competirão para serem escolhidos para a etapa nacional. O evento acontece na Estação das Artes (Anexo da Estação Cabo Branco) em João Pessoa. Na etapa que aconteceu na terça-feira (12), 32 escolas competiram, sendo 19 da rede pública estadual, e uma foi classificada: a equipe Animatrix, da Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago do Proemi, em Itabaiana.
O coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba, Fagner Ribeiro, disse que foi surpreendente o número de inscritos, pois em relação ao ano passado, a quantidade de equipes subiu de 70 para 291, tendo a participação expressiva das escolas estaduais da Paraíba. Este ano, a Paraíba está em segundo lugar no ranking de participação da Olimpíada, com 285 equipes, sendo 126 do nível fundamental e 150 do nível médio.
Na competição, a missão das equipes é simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô terá que ser ágil para superar um terreno hostil sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura, onde os humanos podem assumir os cuidados.
O treinador Rômulo Alves, professor de química da Escola Estadual Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, disse que seus alunos se empenharam muito na montagem dos robôs. “Eles estão preparados, estou confiante”, ressaltou.
OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que se utiliza da temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos estudantes que já têm contato com a robótica educacional.
Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A Olimpíada destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Secom-PB
O Brasil registrou aumento de 79% nas áreas queimadas de seu território, entre janeiro e…
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, em Foz do Iguaçu (PR),…
Projeto Pequeninos Teens que funciona na Vila Plínio Lemos, recebeu a visita do secretário Ronaldo…
O resultado final do concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi…
Ex-ministro da Saúde do governo de Bolsonaro e ex-candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo…
O concurso 2.818 da Mega-Sena, realizado ontem (21), não teve nenhum acertador das seis dezenas.…