Categorias: Educação

Página oficial da UFPB usa computador de visitante para minerar moeda virtual

PUBLICIDADE

A página oficial da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – usa sem avisar o computador das pessoas que a visitam para minerar criptomoedas, o que faz as máquinas que navegam ficarem lentas. A empresa que fornece este serviço foi informada por e-mail, assim como a Universidade mas até o momento o código responsável ainda não foi retirado. A inserção do código pode ter sido feita por um ataque hacker.

 

O site é o ufpb.br, que reúne os mais importantes serviços prestados pela universidade aos estudantes, professores e cidadãos em geral, como informações sobre cursos, projetos, pesquisa e extensão.

O portal possui uma linha de código no script de sua página que faz os visitantes participarem, sem saber, da mineração de criptomoedas.

Este é o processo necessário para que moedas virtuais, como o bitcoin, sejam enviadas e recebidas por compradores e vendedores. Como os mineradores colocam a capacidade computacional de suas máquinas à disposição da rede, são recompensados com criptomoedas. Elas são chamadas assim, porque todo o processo em torno da realização de transação usa criptografia.

Não há informação por quanto tempo o mecanismo já está no ar.

O caso foi descoberto por Fernando Júnior, Analista e Desenvolvedor de Sistemas da Vox Tecnologia, que desconfiou da diminuição da velocidade da internet, do tempo de resposta para executar tarefas e o consumo da capacidade de processamento que subiu 14% ao acessar o site.

Segundo ele, “assim que desconfiei, fui inspecionar todo o código fonte da página e encontrei o local exato da utilização deste mecanismo. Comuniquei a Coinpot, empresa responsável pelo serviço, e também informei, por e-mail, à Universidade Federal”.

“Sou defensor do uso legal, responsável e consciente da internet e acredito que práticas como essa devem ser adotadas por todos os especialistas, ou não, para garantir uma melhor utilização dos serviços dispostos na rede mundial de computadores”, acrescenta.

A mineração de criptomoedas dentro do navegador é visualmente imperceptível, mas tem outros efeitos sobre o computador:

  • aumenta o consumo de energia elétrica;

  • deixa o computador mais quente;

  • reduz o tempo de duração da bateria para quem usa notebooks.

  • Uma maneira fácil de detectar esse tipo de uso indevido do processamento é acessando o Gerenciador de Tarefas, no Windows, e observando a aba Desempenho. Ali, a todo momento, estarão as informações de utilização de processadores e memória, que também registrarão os picos de utilização no momento em que uma página com mineradores é acessada.

    O recurso também é usado por hackers. Eles invadem sites e incluem o script para que os visitantes trabalhem como mineradores para eles.

    É possível bloquear o funcionamento desses códigos ao mudar as configurações do navegador de internet ou instalando plug-ins que bloqueiam scripts.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024

Natal e Ano Novo: veja programação de missas e celebrações divulgadas pela Arquidiocese em João Pessoa

Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…

21 de dezembro de 2024

PB firma contrato com os Correios para distribuição de medicamentos e insumos nas unidades de Saúde

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…

21 de dezembro de 2024

Banhistas devem evitar trechos de praias do litoral paraibano neste final de semana; saiba quais

Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…

21 de dezembro de 2024

38 pessoas morrem em acidente envolvendo carreta e ônibus na BR-116, em Minas Gerais

Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024