Na volta às aulas, pessoas que residem em ruas que têm colégios em João Pessoa reclamam dos congestionamentos constantes que ocorrem no horário de chegada e saída dos alunos. Todos os dias eles se irritam com os pais dos alunos e motoristas de vans que geralmente colocam os carros em fila dupla, em frente às portas dos colégios e muitos desrespeitam os moradores e estacionam os carros em frente às garagens, deixando o trânsito praticamente parado.
Em várias ruas e avenidas da cidade onde existem escolas, o problema se repete quase todo dia. O problema também é enfrentado pelos próprios pais que vão deixar os filhos nos colégios. Diariamente eles enfrentam longas filas. Segundo a assessoria de comunicação do Colégio Pio X, o problema é que alguns pais demoram muito para deixar o filho na escola, e o pior é que uns estacionam os carros de forma irregular, mas o Pio X sempre tem buscado um bom diálogo com os pais, inclusive convocando a Semob para orientá-los, e essa medida tem melhorado, mas sempre existe alguém que desrespeita as leis de trânsito e provoca tumulto, uma vez que a demanda de veículos é grande.
A correria para deixar os filhos na escola é comum com a volta às aulas, mas é preciso estar atento para não infringir regras de trânsito, atrapalhando o fluxo de veículos e de pedestres. Em diversas escolas, pais são flagrados estacionando em cima de passarelas, ciclofaixas ou em lugares onde o estacionamento é proibido.
Em Mangabeira – Moradores da Rua Professora Rosa Setti, no bairro de Mangabeira, dizem que às vezes perdem cerca de 30 minutos para poderem colocar o carro na garagem, no período das 11h30 às 12h, e das 13h às 13h30. Segundo Luizmar Fernandes, que mora nesta rua, além dos pais que literalmente fecham o trânsito nos horários de entrada e saída dos filhos, os donos das vans que levam os estudantes para as escolas, também atrapalham o trânsito.
Redação
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia