A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 19 de Fevereiro de 2025

PB lidera ranking de aprovados no Sisu 2025 com 52% dos candidatos que participaram do Enem

Brasília (DF), 16.02.2023 – Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Com a divulgação do resultado do no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, a Paraíba registrou o maior índice proporcional de aprovação no sistema, com 52% dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sendo aprovados. No total, 20.546 paraibanos foram aprovados entre os 39.656 que realizaram o Enem, colocando o estado em quarto lugar no ranking de aprovações em números absolutos, atrás de estados com maior número de inscritos.

Ainda nessa análise, em termos proporcionais, a Paraíba superou estados como Minas Gerais, que aprovou 24% de seus inscritos, e Rio de Janeiro, com 27% de aprovação, destacando-se pelo alto índice de sucesso.

A alta taxa de participação no Enem também reflete o incentivo à inscrição no exame. De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, a Paraíba é um dos três estados com maior mobilização para a realização do Enem, ficando atrás apenas de Ceará e Goiás. 72,3% dos alunos da rede estadual se inscreveram para o exame, o que reflete a atuação do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).

Entre as ações implementadas, destacam-se os programas “Se Liga no Enem Paraíba” e ‘Desafio Nota 1000’, que ajudaram na preparação dos alunos. O programa Se Liga no Enem envolveu mais de 13.400 estudantes em 2024 e os programas de apoio têm sido fundamentais para o ingresso dos estudantes no ensino superior.

O desempenho da Paraíba também foi destacado pela estudante Daniele Maria Silva, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foi aprovada para o curso de História na Universidade Federal de Campina Grande.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, comentou que o bom desempenho do estado reflete a aplicação de políticas educacionais focadas na qualificação e no acesso ao ensino superior.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique