O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou para as Secretarias de Estado da Educação de todas as unidades federativas os números referentes às inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020. Na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, 21.425 estudantes da 3ª série do ensino médio fizeram a inscrição para as provas, o que representa 73% do total de 29.390 alunos matriculados, maior percentual de todo o Brasil quando analisado proporcionalmente. O número é superior a 2019, em que o percentual foi de 65%.
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, comemorou o número de inscritos e lembrou que o índice é fruto de um trabalho de incentivo aos alunos a acreditarem em seus projetos de vida. “Esse número é resultado de um trabalho que a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia vem realizando junto com as Gerências Regionais e as escolas para mobilizar, cada vez mais, os estudantes a acreditarem que podem ter seus projetos de vida realizados. É só eles observarem a quantidade de mais de 3.800 aprovados este ano em toda a Rede Estadual de Ensino. Isso faz com que eles procurem melhorar a cada dia, é um reflexo de todo o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado”, refletiu o secretário.
No ano passado, os alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba atingiram a marca de 3.865 aprovações em universidade públicas, sendo 225 delas em primeiro lugar. O índice foi o maior já registrado em toda a história. No total, foram 747 aprovações para a UFPB, 364 para o IFPB, 1050 para a UEPB, 1216 para a UFCG, 207 para outras instituições de ensino do Nordeste e 281 entraram em faculdades privadas pelo ProUNI.
O crescimento nos números é reflexo das ações de estímulo e preparação para o Exame que o Governo do Estado realiza por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, como o Se Liga No Enem Paraíba, que em 2019 se tornou um programa e ocorre em vários formatos: Festival, Egressos, Na Escola, Núcleo de Redação e Simulados. Este ano, devido à suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao novo coronavírus, o programa está sendo reformulado e o novo formato vai ser apresentado em breve.
Mesmo diante das mudanças no ensino causadas pela pandemia, o secretário Cláudio Furtado motivou os alunos da Rede Estadual a seguirem acreditando nos próprios sonhos. “Acreditem! A prova que eles podem são os próprios colegas que já entraram nas universidades públicas. Eles devem acreditar nos sonhos e estão bem preparados para isso. Têm capacidade e formação para entrar em qualquer universidade”, finalizou o secretário.
PB Agora
Uma ação trabalhista movida por uma funcionária do Hospital Padre Zé em João Pessoa, trouxe…
A Câmara Municipal de Natuba, localizada no Agreste da Paraíba, aprovou a fixação do subsídio…
Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as…
Entre as medidas previstas no pacote de corte gastos do governo, anunciado na noite da…
A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…
Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…