Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), criaram um software que permite a captura de imagens de rostos e sua transmissão sem fio a longas distâncias, até um receptor integrado a um banco de dados. O projeto foi desenvolvido pelo mestrando em Engenharia Elétrica Vitor Rodrigues, sob a orientação do professor Fabrício Braga de Carvalho.
A partir do recebimento da imagem de um rosto, o software permite detectar se a pessoa identificada está registrada no banco de dados e se ela teria acesso ou não a determinado ambiente. A inovação consiste em possibilitar a transmissão de imagens a longas distâncias e sem fio, por meio de dispositivos baseados na tecnologia LoRa (abreviação da expressão em inglês Long Range, ou “grande alcance”, em português), que é patenteada na Europa.
“O objetivo é o reconhecimento facial de rostos que estejam registrados previamente em um banco de dados, permitindo que uma câmera que esteja posicionada a longas distâncias – mas dentro do alcance dos transmissores LoRa – consiga enviar as imagens relativas a uma pessoa e identificar, por meio dos dados gravados no receptor, se aquela pessoa teria acesso ao local ao qual deseja ingressar”, detalhou o orientador do projeto, Prof. Fabrício Carvalho, sobre o funcionamento do sistema.
A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…
Nesse domingo, o jornal The New York Times publicou um editorial sobre o desmonte da…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…
Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do…
O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…
Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…