A matrícula dos novatos na rede municipal da Capital começou na terça-feira desta semana, mas tem pais ou responsáveis que já não encontram vagas nas escolas escolhidas. Alguns estão dormindo na porta das unidades de ensino de João Pessoa para garantir a vaga naquelas consideradas de excelência. O vigilante Wilson de Lima foi a três escola no Rangel e no Cristo Redentor, mas não conseguiu a vaga para a enteada de 10 anos.
Assim como o vigilante, outras 80 pessoas já acionaram o Conselho Tutelar da Região Cristo até a manhã de ontem por conta desse problema. Conforme o Conselho, a situação mais grave é em relação às creches, pois foram ofertadas apenas 16% de vagas para a demanda de crianças nesse local.
A disputa por vagas aumentou devido ao fechamento de duas escolas estaduais nesses bairros e também alunos que deixaram a rede privada para a pública. O vigilante procurou as escolas municipais Leônidas Santiago (Rangel), Padre Pedro Serrão e Santa Ângela (Cristo Redentor) e não conseguiu nenhuma vaga para o ensino fundamental II. “Eu busco uma vaga no 6º ano e gostaria que a menina ficasse na Padre Pedro Serrão porque é uma escola boa. Fui no Conselho Tutelar para resolver esse problema. A prefeitura diz que tem vaga e a gente vai lá e não tem”, afirmou.
Redação