Na tarde da última quinta-feira (10), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) relançou a plataforma WikiLibras com mais de 17 mil sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O relançamento da ferramenta, foi transmitido por meio das redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Videoaulas de capacitação para utilização da plataforma também foram lançadas.
A plataforma, que permite adicionar e corrigir sinais em Libras, de forma colaborativa, para o dicionário de sinais da Suite VLibras, propõe a automatização do processo de criação de sinais e estabelece perfis específicos para cada etapa do processo: colaboradores, animadores e especialistas. Fruto de parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, e a UFPB, a Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Libras.
A proposta do WikiLibras é permitir que colaboradores possam participar do processo de desenvolvimento do Dicionário de LIBRAS através da adição de novos sinais ou da edição dos sinais existentes, tornando o seu desenvolvimento mais produtivo.
Ascom UFPB
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…
O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…