O prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, acompanhado de sua equipe de secretários, recebeu na manhã da última sexta-feira, 2, na Secretaria de Educação, o reitor do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva, e sua equipe técnica, para apresentação do projeto de implantação do campus da instituição. Também houve uma visita ao terreno disponibilizado pelo prefeito para construção da sede do IFPB.
O encontro foi aberto pela secretaria de Educação, Marilene Diniz, que fez um relato das potencialidades do município nas áreas de agropecuária, comercial, expressões artísticas e intelectuais. A explanação reforçou a tese de que a cidade de Esperança possui uma base intelectual sólida, capaz de contribuir para a consolidação de um projeto como este.
A secretária lembrou que, atualmente, a cidade conta com 9 mil alunos matriculados nas redes municipal, estadual e particular de ensino e com cerca de 700 alunos que buscam graduação nos diversos cursos oferecidos pelas universidades públicas e particulares de Campina Grande.
Já o prefeito Nobinho, falou de sua alegria e satisfação em representar o município de Esperança junto a um projeto como este. Segundo ele, o projeto engrandecerá e proporcionará ao município uma nova roupagem. Depois da implantação do campus do IFPB, um projeto que gera desenvolvimento em todas as áreas, a população de Esperança estará apta a uma vida melhor. “Vamos unir esforços e trabalhar para que as coisas aconteçam”, finalizou o prefeito, colocando toda sua equipe à disposição da equipe técnica do Instituto Federal de Educação da Paraíba.
Encerrando as falas, o reitor da IFPB, João Batista de Oliveira Silva, fez conhecer aos presentes que a cidade de Esperança está recebendo este benefício em função de suas potencialidades e que a seleção feita para as novas instalações dos campi nos municípios, não tem conotação política. Disse ainda que a educação é o instrumento de emancipação de um povo e a mola para seu crescimento, além de proporcionar condições de empregabilidade, levando os jovens a terem suas vidas modificadas pelo conhecimento. O reitor agradeceu ao prefeito Nobinho Almeida por ter abraçado o projeto, colocando-se a disposição para que a equipe técnica trabalhe.
Audiência pública na Câmara
Uma audiência pública realizada na tarde da ultima quinta-feira, 1º de setembro, na Câmara Municipal de Esperança, conduzida pelo promotor substituto do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e do Adolescente, Allen Borges Escorel, com as presenças da juíza Lua Yamaoka Mariz Maia, da promotora Paula Amorim e dos prefeitos de Esperança, Areial e Montadas, foi apresentado e oficializado junto aos gestores, o compromisso na elaboração do Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, e visa sensibilizar e capacitar profissionais sobre a problemática da violência praticada contra crianças e adolescentes, criando uma Rede de Proteção interligada, possibilitando uma proteção integral às crianças em vulnerabilidade.
O prefeito Nobinho Almeida saudou os presentes dando-lhes as boas vindas e mostrou a importância do projeto para os municípios. Disse que “é fundamental, importante e prioritário, mas se não existir a participação de toda sociedade, será em vão todo esse trabalho implantado”. “Como cidadão e gestor, não medirei esforços para o fortalecimento deste plano e sua plena atividade, melhorando, e transformando a vida de crianças e adolescentes de Esperança”, disse.
Muitas foram às colocações dos presentes, que mostraram a necessidade urgente de um projeto como este.
“A sociedade trabalhando em conjunto com o Ministério Público, muito pode contribuir para diminuir o alto índice de violência com crianças e adolescentes”, frisou o prefeito. Encerrando os trabalhos, o promotor Allen Borges, agradeceu a participação de todos os presentes, dizendo que as coisas boas têm que ser regularizadas, para assim ter uma continuidade. Em seguida, foi feita a leitura da Ata da Audiência e assinaturas dos prefeitos que fizeram adesão ao projeto.
Redação
Pesquisa de preços realizada pelo Procon-JP em academias de ginástica na Capital registra a mensalidade…
O secretário de Administração de João Pessoa, Ariosvaldo de Andrade Alves, minimizou as preocupações geradas…
Um novo embate entre os apresentadores Nilvan Ferreira e Luis Torres movimentou o programa Arapuan…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de…
No início da tarde desta quarta-feira (8), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta terça-feira (7), ações que culminaram no resgate de…