Em solenidade promovida no Teatro Santa Catarina, nesta quarta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), deu posse aos novos Gestores e Gestores Adjuntos das Escolas e Creches Municipais.
Foram empossados 22 gestores escolares, 23 gestores adjuntos e 9 Gestores de creches, escolhidos por Processo Seletivo Interno ou por indicação técnica, conforme previsto no Edital 002/2023. A nova portaria dá direito a um novo mandato de dois anos na gestão das escolas e creches.
Em tom de reverência e compromisso, o prefeito Vitor Hugo saudou os gestores e adjuntos presentes na cerimônia.
“É através dos gestores e da forma que vão coordenar e conduzir as atividades nas unidades educacionais que vamos conseguir mudar o conceito de educação na cidade de Cabedelo. Novos desafios são necessários e, apesar das conquistas, ainda precisamos melhorar em muitos aspectos. É preciso implantar metodologias vitoriosas, copiando, inclusive, modelos que já estão dando certo em outras localidades; e cuidar do futuro de nosso povo que está dentro das salas de aulas. Que todos incorporem o sentimento de mudança e a vontade de fazer o melhor. Sempre. Enquanto gestão municipal vamos estar sempre buscando valorização, condições dignas de trabalho e melhores equipamentos para todos”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação, Priscila Rezende destacou o mérito de cada profissional ali empossado e a responsabilidade deles com o futuro da cidade.
“Por seus méritos, eles conquistaram ou renovaram o direito de dirigir nossas escolas pelos próximos dois anos. Assim como assumi o compromisso de me dedicar diuturnamente à Educação do município, tenho plena convicção que estes profissionais farão o mesmo. É importante compreender que nossa gestão será passageira e que essa posição que ocupamos deve ser exercida com humildade, simplicidade e prudência. Valores e princípios que aprendemos com os nossos pais – assim como aprendi com a minha mãe, Graça Rezende. Pesa sobre os gestores uma imensa responsabilidade, pois a qualidade das unidades escolares é fortemente influenciada pelo trabalho destes profissionais da educação”.
Recepcionados num tapete vermelho e ao som dos músicos e professores Michel Charles e Charles Roberto, os gestores foram convocados para receberem as portarias das mãos do prefeito Vitor Hugo, acompanhado da primeira dama Daniela Ronconi e de diversas autoridades do município.
Felizes e entusiasmados, os gestores aproveitaram a noite para se confraternizarem com grande expectativa na jornada que se inicia imediatamente.
“Esse momento é ímpar! É tão brilhante ver a educação crescendo e sendo justa como na realização deste processo seletivo. Só temos de agradecer a atual gestão pelo olhar cuidadoso com as nossas escolas e creches. Tenho 26 anos de gestão, porém, é gratificante também lidar com gestores que estão iniciando agora. Essa troca de experiência vai ser muito importante e renderá muitos frutos”, afirmou Edna Pereira,. gestora novamente empossada na escola municipal Paulino Siqueira.
Seleção
As inscrições da Seleção Simplificada Interna para Gestores Escolares Municipais aconteceu no início do mês de maio e, para se submeter ao processo, os interessados deviam atender a alguns requisitos como ser Profissional da Educação ocupante de cargo de provimento efetivo e possuir habilitação em Curso Superior de Licenciatura Plena.
Além disso, deveriam obrigatoriamente apresentar um Plano de Gestão, contendo objetivos e metas para melhoria da qualidade das Unidades de Ensino e do processo de ensino e aprendizagem.
O processo seletivo foi realizado em três etapas: 01 – Apresentação e avaliação do currículo e entrega do Plano de Gestão, de caráter eliminatório; 02 – Defesa do Plano de Gestão para a Comissão Examinadora, de caráter eliminatório; e 03 – Entrevista, de caráter classificatório.
Menção honrosa
Em seus pronunciamentos, tanto a secretária Priscilla quanto o prefeito Vitor Hugo fizeram questão de mencionar o trabalho que a professora e gestora Rosa Maria Viana teve no comando da Escola Rosa Figueiredo de Lima por mais de 40 anos. Ambos destacaram o profissionalismo e a dedicação de “Rosita”, desejando que os gestores novatos se espelhem em sua trajetória.
“A renovação é importante neste processo educacional, porém, temos que ser justos e sensíveis e valorizar o trabalho brilhante que foi desempenhado pela educadora Rosita por tantos anos à frente do Rosa Figueiredo. Que ela possa continuar dando sua colaboração ao município, concluir essa jornada e venha a se aposentar com muita honra e dignidade lá na frente”, disse o prefeito.
Feliz e emocionada, a gestora Rosita agradeceu. “Gratidão ao prefeito Vitor, à primeira dama Ronconi e à secretária Priscilla. O ‘Rosa’ é minha vida, minha segunda casa… Todo trabalho e dedicação de quatro décadas à Educação e a esta escola se resumem na palavra amor. A missão é digna, é séria e é preciso que tenhamos muito amor pra tratar bem aos funcionários e principalmente os alunos, para que se comprometam com o resultado de suas experiências e com o nosso futuro”, concluiu a gestora.