A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Professora da UEPB conquista oito medalhas

Professora do Departamento de Educação Física da UEPB conquista oito medalhas em competição nacional

Detentora de mais de 700 medalhas em sua carreira vitoriosa, a professora de Atletismo e Treinamento do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Irenilta Pereira dos Santos Nunes, continua quebrando recordes e superando seus limites. Com a determinação e a garra de uma verdadeira campeã, a professora subiu novamente ao topo do pódio, desta vez ao conquistar oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master 2012, disputado de 29 de junho a 1º de julho de 2012, em Porto Alegre (RS).

Ao todo, foram sete medalhas de ouro e uma de prata, estabelecendo um recorde na história da competição. Poucos atletas que disputaram o campeonato tiveram um desempenho tão satisfatório quanto a professora da UEPB. Irenilta é docente na Instituição há 30 anos e, no Campeonato Master, disputou oito provas. Ela competiu nas provas de corrida 100 metros, 200 metros e 80 metros sobre barreira, salto em distância, salto triplo, salto em altura, arremesso de peso e lançamento de disco. Esta foi a quarta competição de nível master da qual a professora participou.

De volta ao Departamento de Educação Física, a professora fez questão de exibir para os alunos e colegas suas últimas conquistas. Prestes a se aposentar, ela disse que estava feliz com as novas medalhas que conseguiu para sua galeria. Na manhã desta quarta-feira (4), ela voltou a pista de atletismo de Educação Física, onde tudo começou. “Eu estou realizando mais um sonho. Acho que essa foi a última competição que participei como professora da UEPB”, revelou.

Irenilta Pereira dos Santos Nunes é, sem dúvida, uma atleta vencedora. Em mais de 20 anos competindo, ela já conquistou mais de 700 medalhas em várias modalidades como corrida de 50, 100 e 200 metros, salto em barreira, lançamento de peso, lançamento de disco, entre outros. Em 2010, ela conseguiu oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, ocorrido na cidade de Maringá (PR), sendo seis de ouro e duas de bronze.

Ainda em 2010, a professora de Atletismo e Treinamento, reconhecida pelo seu empenho e grande número de prêmios alcançados em torneios nacionais de atletismo, conquistou mais sete medalhas no Campeonato Sul Americano, ocorrido em Santiago (Chile). No total, foram cinco de ouro e duas de bronze, novidades que acresceram a sua já extensa coleção.

No ano passado, Irenilta voltou a subir no e conquistou o segundo lugar na prova de Salto Triplo, no World Masters Athletics Championships, disputado na cidade de Sacramento – Califórnia, nos Estados Unidos. Na ocasião, ela alcançou o segundo lugar na prova de Salto Triplo, recebendo a medalha de prata com um salto disputado entre 16 atletas. Para ela, todas essas conquistas representam um sonho que vem se realizando a cada dia. “Depois de tantos anos, é uma vitória chegar a uma esfera de nível mundial, mesmo que seja numa categoria que muitos consideram de ‘idosos’”, afirmou. Ela participa de competições desde adolescente e sua primeira treinadora foi Sidilene Gonzaga de Melo, que também é professora de Educação Física da UEPB.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Master inclui todas as provas da modalidade, sendo voltado para atletas a partir de 30 anos. Na visão de Irenilta, as autoridades do Brasil ainda não estão dando o devido valor a esse tipo de campeonato, que tem grande representatividade para a população. A competição, de acordo com ela, garante vida saudável a ex-atletas que permanecem competindo.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe