Professores da Rede Estadual embarcam para a Espanha para concluir especialização do ‘Conexão Mundo’

PUBLICIDADE

Dezoito professores da Rede Estadual de Ensino estão embarcando, ainda este mês, para uma imersão de quatro semanas na Universidad de Mondragon, na Espanha, como culminância da Especialização em Educação Cooperativa, promovida pelo projeto Conexão Mundo, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), de intercâmbio internacional.

Os professores que estão participando da especialização foram selecionados por meio de projetos educacionais, que foram analisados por uma comissão julgadora do projeto Conexão Mundo. Os 18 melhores projetos foram selecionados para serem aperfeiçoados e implementados durante a especialização. O curso se divide em três partes: a primeira aconteceu de forma remota, com a formação de professores da Universidad de Mondragon; na segunda fase, os professores se encontraram pessoalmente em um Seminário para um momento de tutorial e desenho inicial dos projetos; por fim, nesta última etapa, os professores viajarão à Espanha para aperfeiçoar os projetos e, posteriormente, implementarem em suas escolas.

A professora de Biologia, Patrícia Ribeiro, da Escola Cidadã Integral Técnica Mestre Sivuca, em João Pessoa, foi uma das selecionadas para a especialização. Ela comentou sobre a importância de discutir temáticas voltadas à Educação Cooperativa. “Hoje em dia, nós temos que repensar a forma como, nós professores, atuamos nas escolas. As gerações atuais precisam de necessidades diferentes do que anteriormente, então é preciso repensarmos o que tem sido feito nas nossas escolas. Será que estamos conseguindo atender a essas necessidades para a sociedade atual e para as gerações futuras? Aí entra a Educação Cooperativa, que traz uma outra abordagem sobre Educação e trabalho coletivo”, explicou.

A professora também comentou sobre a expectativa para a imersão na Universidad de Mondragon. “Nessa imersão, nós conseguiremos ver de fato a sociedade implementando estes princípios da Educação Cooperativa. Quando vivenciamos isso, fica mais fácil de trazer para nossa realidade e para realidade dos nossos estudantes. Além disso, também levaremos aspectos culturais para dentro de sala, que é muito importante para o ensino e aprendizagem dos alunos”, concluiu.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024