Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) podem entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (19), segundo informou a Associação dos Docentes da instituição (Aduepb).
A categoria cobra do governo estadual a retomada das negociações sobre o pagamento do retroativo das progressões de carreira, que está paralisada desde novembro de 2023, quando a Aduepb apresentou uma contraproposta à Procuradoria Geral do Estado (PGE). O retroativo refere-se a salários que deixaram de ser pagos pelo governo estadual no período de 2018 a 2023.
A decisão de aprovar o indicativo de greve foi tomada após uma avaliação do processo de negociação. Na votação, 30 professores votaram a favor do movimento e 21 foram contra. Uma nova assembleia da Aduepb será realizada no dia 19 de junho para decidir se a greve será confirmada.
Enquanto isso, os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já estão em greve desde a última segunda-feira (10), e os técnicos da instituição estão com atividades paralisadas desde 11 de março. No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), tanto professores quanto técnicos estão em greve desde 11 de março.
Redação