Categorias: Educação

Professores, servidores e estudantes da UFCG cobram abertura de negociações do Governo

PUBLICIDADE

Os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFCG realizaram durante a manhã de hoje (11/07), em Campina Grande, uma mobilização para exigir do governo federal a abertura de negociações com as categorias que estão em greve e para protestar contra as tentativas de privatização dos Hospitais Universitários por parte da Reitoria da instituição.

A mobilização começou por volta das 8h30, em frente ao portal principal da UFCG, quando os participantes interromperam várias vezes o trânsito nas duas pistas do local para chamar a atenção da população para a greve dos docentes e servidores e para o risco de privatização dos Hospitais universitários. Milhares de panfletos informativos sobre os dois temas foram entregues à população que passava pelo local.

Em seguida, participantes dos comandos de greve dos professores, dos funcionários e estudantes, organizaram uma carreata que percorreu as principais ruas do bairro da Bela Vista e do Centro da cidade, até a Praça da Bandeira, onde aconteceu um ato público.

Durante o ato os professores explicaram a população os motivos da greve da categoria, que foi iniciada no dia 17 de maio, e as principais reivindicações da categoria: reestruturação da sua carreira, valorização do trabalho docente e melhoria das condições de trabalho. Até o momento, o governo federal não apresentou nenhuma proposta de negociação para a categoria e diz que só negociará se a categoria suspender a paralisação.

Os professores também explicaram à população as tentativas de privatização dos Hospitais Universitários da UFCG em Campina Grande e da unidade que está sendo federalizada no Campus de Cajazeiras. A última foi a decisão unilateral do reitor, Thompson Mariz, de comunicar a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, no último dia 28/07, a intenção da universidade de aderir a sua gestão, ignorando a vontade da comunidade universitária, que já se posicionou contrária a Empresa.

A Ebserh é uma empresa estatal, que pretende administrar os hospitais universitários de forma privada. O governo federal tem pressionado as universidades a aderir a gestão da empresa, negando a realização de novos concursos para susprir a falta de pessoal e ameaçando redução de verbas para os hospitais.

FOLHADOSERTAO com iparaíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, presidente da CMJP nega envolvimento em operação e se diz alvo de ataques eleitoreiros

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, emitiu uma nota à…

18 de outubro de 2024

Bloqueio do cartão do Bolsa Família em bets está sendo implementado; inclusive para empresas da PB

O bloqueio do uso dos cartões do Bolsa Família para o pagamento de apostas esportivas…

18 de outubro de 2024

Site de Turismo coloca Paraíba no Top 10 dos destinos para feriados de novembro

Com a proximidade do mês de novembro, os amantes de viagens começam a se programar…

18 de outubro de 2024

Após ser alvo de operação, Justiça afasta Dinho da função de vereador e presidente da CMJP; veja demais cautelares

Após ser alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18), o vereador Dinho Dowsley…

18 de outubro de 2024

Henrique e Juliano voltam a João Pessoa com o Festival ‘A Maior Saudade’

A dupla sertaneja Henrique e Juliano retornam a João Pessoa com a sua nova turnê…

18 de outubro de 2024

STF retoma julgamento sobre legalidade de revista íntima nos presídios

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (17) o julgamento sobre a legalidade de…

18 de outubro de 2024