Projeto em parceria com a Universidade Estadual é um dos vencedores do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação

PUBLICIDADE

A educação como instrumento que transforma, ilumina mentes, corações, que abre horizontes e ajuda os estudantes a transpor para o mágico universo da leitura seus sonhos, anseios, decepções e conquistas. Este é o resultado de um projeto ousado, inovador e transformador que nasceu a partir do incentivo da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e se fortaleceu com a parceria de um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O projeto “Desengaveta Meu Texto”, criado pela professora Patrícia Rosas Araújo, e que funciona em parceria com a UEPB, venceu o Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, na categoria “Educação Básica”. A iniciativa da TV Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e reconhecer quem está revolucionando o setor. Os vencedores do prêmio de todo o Brasil em 2022 foram apresentados na noite desta quarta-feira (29), em programa exibido pela Rede Globo.

O projeto vencedor incentiva a produção textual de alunos da Rede Municipal de Campina Grande. Os textos são publicados na Revista Tertúlia, que está em sua 5ª edição, sempre publicada pela EDUEPB. A conquista foi comemorada pelos idealizadores da iniciativa que viram no projeto uma oportunidade de tornar os estudantes protagonistas de uma ideia iluminada e inspiradora.

Ainda em estado de júbilo, o professor do CCJ, Luciano Nascimento, falou sobre a emoção de ver o “Desengaveta Meu Texto” obtendo o primeiro lugar em um prêmio nacional, e dá grande relevância à iniciativa para o incentivo da educação. No corredor da Biblioteca II, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, o docente relatou como surgiu o projeto e a parceria com a Universidade. Ele contou que esse trabalho conjunto funciona desde 2018, quando a professora Patrícia Rosas, na época, professora substituta do curso de Letras da UEPB, teve a ideia de criar a revista.

A Editora apoiou a iniciativa escrita inicialmente por estudantes de uma escola municipal na cidade de Queimadas. Com essa publicação, a EDUEPB foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, uma em 2018 e outra em 2020, na categoria “Criação de novos leitores”. Com o sucesso da “Tertúlia”, nasceu o projeto “Desengaveta Meu Texto”, vencedor de um edital da Fundação Carlos Chagas. Com os recursos deste prêmio, a professora Patrícia Rosas criou e estruturou o Instituto Desengavetar, que funciona no bairro das Três Irmãs, em Campina Grande.

Para concorrer ao edital da Fundação Roberto Marinho, o Instituto Desengavetar precisava de uma atividade de magistério, o que foi possível graças à parceria com o projeto de extensão “Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente no Ensino Básico”, realizado no CCJ. A iniciativa, coordenada pelo professor Luciano Nascimento, se transformou no projeto denominado “Programa de Lições de Direitos Fundamentais em Ensino Básico”, que funciona com a participação de cinco estudantes de Direito.

Apresentado em um edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o programa funciona com aulas todos os sábados, na sede do Instituto Desengavetar, junto a ideia chamada “Clube Move Leitores”. Durante os encontros, os estudantes do CCJ apresentam para as crianças um programa de lições sobre Direitos Humanos, com base em diversos documentos nacionais e internacionais. Ao comemorar a conquista, o professor Luciano destacou que o “Desengaveta Meu Texto” não é apenas um projeto pedagógico e educacional, mas tem como diferencial, o protagonismo que ele possibilita ao estudante do ensino básico, que escreve os textos que posteriormente são publicados na Tertúlia.

Visivelmente emocionada com a conquista, a professora Patrícia Rosas destacou a importância da parceria com a UEPB para o êxito da iniciativa. Ela enfatizou que “Desengaveta Meu Texto” é um projeto de fomento à leitura e a escrita junto a jovens e adolescentes de escolas públicas, tendo surgido em 2017, sendo que em 2019, se vinculou à Rede Estadual e migrou para Campina Grande, mantendo a essência de atingir estudantes periféricos de várias escolas, até se transformar em um instituto. A ideia inicial foi transformar frustrações pessoais dos estudantes em possibilidades de futuro para a educação.

O projeto desenvolve e aplica práticas de letramento inovadoras e colaborativas, dentro da rotina escolar, em sala de aula e fora dela. A partir dele, alunos e professores produzem textos através de diversas produções editoriais impressas e digitais. “Desde o início do projeto nós temos uma parceria com a UEPB, através EDUEPB, com a doação de livros que tem sido importante, bem como a parceria com o projeto de extensão do CCJ”, destacou.

Sobre o prêmio, ela lembrou que para chegar à final e se tornar um dos vencedores, foi preciso ultrapassar três etapas de seleção, concorrendo com mais de três mil inscrições. “Esse prêmio reconhece o trabalho que estamos desenvolvendo para o fomento de leitura e escrita junto a crianças de escolas públicas. Isso consolida o nosso trabalho e fortalece o projeto, ajudando a buscar novas parcerias”, enfatizou a docente acrescentando que atualmente, 10 professores voluntários atuam no projeto, que teve mais de 200 alunos contemplados com textos publicados na Revista Tertúlia.

Pioneiro no país, o Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, e nasceu com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o setor. A professora Patrícia Rosas lecionou no Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba e também atuou como professora supervisora no PIBID Letras UEPB, desempenhando suas atividades na Escola CAIC, em Campina Grande.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João mobiliza Cagepa e Bombeiros para garantir água em municípios afetados pela suspensão da operação carro-pipa

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que o Estado usará…

25 de novembro de 2024

Governador anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024

70 CIDADES AFETADAS: Governador João projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

PRF impede roubo de carreta da empresa Magazine Luiza na manhã desta segunda-feira em Pedras de Fogo

Ação rápida frustrou roubo de mercadorias que estavam sendo transportadas em caminhão de empresa varejista.…

25 de novembro de 2024

Governo Lula avalia que vitória de Orsi no Uruguai fortalece Mercosul

A vitória do candidato Yamandú Orsi na disputa pela presidência do Uruguai foi comemorada pelo…

25 de novembro de 2024

Bancada do Republicanos na Câmara Municipal de JP declara apoio à reeleição de Dinho como presidente

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo…

25 de novembro de 2024