Uma oportunidade para conferir os trabalhos de mais de 600 jovens e adolescentes da cidade de Bayeux. Na próxima quinta-feira (23), a Secretaria de Ação Social promove a I Mostra de Talentos do Projovem Adolescente. O evento conta com o apoio da Secretaria de Saúde e vai movimentar o Clube São Paulo, com apresentações culturais e exposição das atividades desenvolvidas nas oficinas, a partir das 14 horas.
Na ocasião, o público vai apreciar os stands de reciclagem artesanal, micro-empresa, pintura, desenho, avaliação física e nutricional, além das apresentações de dança, canto e capoeira. Os jovens ainda vão receber orientação sobre a prevenção das DST’s/AIDS e conhecer detalhes sobre as profissões da área de saúde. “Nossos colaboradores vão tirar todas as dúvidas em relação às doenças e também vão explicar sobre o cotidiano das profissões para ajudar na escolha da carreira dos nossos estudantes”, explica a secretária de Saúde, Karoline Montenegro.
Desenvolvido para incentivar a cidadania e agilizar o aprendizado dos nossos jovens, o Projovem Adolescente ainda orienta sobre o combate às drogas. Em Bayeux, os trabalhos já estão na segunda fase. Em abril deste ano, os participantes do I ciclo receberam os certificados. A previsão é que esta etapa seja encerrada no mês de dezembro.
Segundo Dayse Catão Ramalho, coordenadora do projeto, o Projovem Adolescente é um programa de atenção plena. “Quem participa aprende lições que jamais serão esquecidas. Por causa da idade, ao atingir 18 anos, alguns jovens são encaminhados ao Projovem Urbano. Outros são inseridos no projeto de capacitação da Prefeitura ou encaminhados para estágios”, explica a coordenadora.
Já a Secretária de Ação Social de Bayeux, Ivanúbia Souza, destaca que além de fortalecer os vínculos familiares, o Projovem Adolescente forma cidadãos e profissionais do amanhã. “Nossas moças e rapazes aprendem o valor do trabalho e como a união, seja com a família ou entre a sociedade, pode reverter as dificuldades. Temos a orientação e o apoio do prefeito Jota Júnior para oferecer o melhor aos nossos jovens”, analisa a secretária de Ação Social.
Fonte: Codecom