Alunos do programa nacional Projovem Adolescente desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, receberão, a partir da próxima segunda-feira, 22, os kits de material didático (mochila, lápis, cadernos, etc), lanches e fardamento, destinados ao ano letivo de 2010. A entrega do material acontecerá nos locais onde funcionam os 55 coletivos (turmas), sob a responsabilidade de um orientador social a exemplo do Centro de Integração e Vivência Plínio Lemos , clubes de mães, associações de moradores, entre outras instituições.
Implantado em 2008 pela Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência (Semas), em parceria com o Governo Federal, o Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo direcionado a jovens com idades de 15 a 17 anos e que sejam membros de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que são egressos de programas de proteção social e combate à exploração sexual, além de jovens cujas famílias vivam em situação de extrema pobreza e em circunstâncias de vulnerabilidade social.
Segundo a coordenadora do Projovem, Sheila Simone dos Santos Gomes, o Programa tem como objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária de seus usuários. Atualmente o serviço beneficia 2.500 jovens, distribuídos em 55 coletivos (turmas). “Desde a sua implantação o Projovem Campina Grande vem mudando a vida de jovens adolescentes na cidade. O Programa também tem ajudado a envolver os jovens nas questões políticas de suas comunidades”, acrescentou.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Robson Dutra, o Projovem é um processo natural com o compromisso de atender os adolescentes com os kits de fardamento, material didático, entre outros benefícios, além de promover o retorno e a permanência dos jovens adolescentes na escola, e garantir proteção social básica e assistência às famílias. “Estamos muito gratificados por poder prestar esse incentivo aos nossos adolescentes que formam o Programa de Campina Grande”, concluiu.
Secom-CG