Redação nota 1000: veja quantos estudantes tiraram nota máxima no Enem

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro, e 60 alunos obtiveram nota máxima na redação. Desses, apenas quatro são estudantes da rede pública. O resultado representa um aumento de 233% em relação ao Enem 2022, quando apenas 18 participantes gabaritaram a redação. O texto discursivo, que vale de 0 a 1.000, pode ser decisivo para o acúmulo de pontos necessários para o ingresso no ensino superior.

Entre os dias 22 e 25 de janeiro — ou seja, de segunda a quinta-feira da próxima semana —, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibilizará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país a partir dos resultados do Enem 2023.

Na última edição, os candidatos do exame nacional precisaram produzir uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

De acordo com o MEC, as redações são corrigidas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos. O espelho das redações produzidas pelos vestibulandos, com detalhes da correção, só serão disponibilizados 90 dias após a divulgação das notas.

O exame obteve um total de 3,9 milhões de inscritos, porém 1,2 milhão não realizou a prova — o equivalente a quase um terço dos estudantes. Dentro deste total, XXX obtiveram nota máxima na redação.

Confira de onde são os estudantes nota 1000:

Amazonas: 1
Bahia: 4
Ceará: 4
Distrito Federal: 1
Espírito Santo: 2
Goiás: 4
Minas Gerais: 2
Pará: 3
Pernambuco: 2
Piauí: 6
Rio de Janeiro: 7
Rio Grande do Norte: 6
Rio Grande do Sul: 6
Santa Catarina: 1
Sergipe: 3
São Paulo: 7
Tocantins: 1

Na Paraíba nenhum aluno tirou nota 1000 nesta edição do Enem.

Como é feita a correção da redação?

Desde o início do Enem, cada redação é analisada por dois corretores. Em 2012, se a diferença das notas fosse acima de 200, um terceiro avaliador seria chamado. No ano seguinte, essa margem aceitável caiu para 100 pontos.

A alteração fez o número de redações nota 1000 despencar. Em 2012, o número de dissertações com nota máxima era de 2.083, e caiu para 481 no ano seguinte, a partir da mudança na correção. Em 2026, o número de redações nota 1000 chegou a somente 77 e, depois disso, sempre esteve abaixo de 60. Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, o número de redações nota 1000 chegou a 22, resultado direto do menor número de inscritos do exame.

Extra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024