Categorias: Educação

Rede Estadual comemora aprovação de cerca de 1.800 estudantes no Enem

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), comemorou nesta quarta-feira (4) a aprovação de 1.794 estudantes da Rede Estadual de Ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Após a consolidação dos números, divulgados pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (3), foi anunciado que a Rede Estadual paraibana obteve 67 aprovações em 1º lugar, sendo 58 em Instituições de Ensino Superior Públicas e 240 aprovações entre os cinco primeiros colocados em 204 instituições também públicas. 

Ainda de acordo com os números do Enem 2017, 312 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual da Paraíba obtiveram aprovações no exame. Entre os cursos oferecidos, 122 alunos da Rede Estadual foram aprovados para o curso de Letras, 112 para Matemática, 110 para Administração, 95 para Direito, 83 para Ciências Biológicas e também 83 para Pedagogia. No curso de Física foram aprovados 73 alunos da Rede Estadual de Ensino, 71 para Educação Física, 65 para Enfermagem, 63 para Química e 11 para o curso de Medicina. 

O sucesso das aprovações no Enem 2017 é fruto das políticas de governo desenvolvidas na Paraíba voltadas para esse objetivo. Entre as políticas estão em destaque os programas PBVest e Gira Mundo. 

PBVest – O Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) funciona em 2018 em 29 cidades localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). As aulas ocorrem nos 35 polos presencias, contemplando 5.737 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e 2.263 egressos de escolas públicas. Qualquer aluno poderá participar das aulas, em polos remotos (salas virtuais) em sua residência ou qualquer local que tenha acesso a internet, acessando o portal: pbvest.pb.gov.br. 

As aulas do cursinho vão até o dia 30 de novembro, mas seu conteúdo também está disponível no portal do programa, sempre a partir da segunda-feira subsequente a cada sábado. As aulas acontecem das 7h30 às 12h. 

Esta é a oitava edição do programa, que ofertou 8 mil vagas. O curso objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em todas as suas modalidades, assim como dos egressos das escolas da rede pública do estado da Paraíba que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros processos seletivos. 

Gira Mundo – O programa Gira Mundo, modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem do intercâmbio, os estudantes se tornam multiplicadores do programa em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo do programa é motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputado federal Romero Rodrigues faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Homem é preso acusado de agredir ex-companheira com tijolada na zona rural de Matinhas

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…

15 de janeiro de 2025

Matrículas para alunos novatos da Vila Olímpica Parahyba serão feitas on-line nos dias 22 e 23 de janeiro

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 22 e…

15 de janeiro de 2025

Procon de Cabedelo segue fiscalizando bares e restaurantes para coibir aumento abusivo de preços

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo segue, durante todo…

15 de janeiro de 2025

Cotado para disputar o governo, Cícero comenta visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025

Câmara de Bayeux rejeita projeto que previa verba indenizatória de R$ 7 mil para vereadores

Os vereadores de Bayeux decidiram, por unanimidade, rejeitar o projeto que instituía uma verba indenizatória…

15 de janeiro de 2025