Categorias: Educação

Reitoria da UEPB espera mais diálogo com João Azevedo e pede audiência a governador

PUBLICIDADE

Patrimônio da Paraíba com mais de 52 anos de existência, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atravessa dias conturbados com a redução do orçamento. Os cortes orçamentários ainda não inviabilizaram os programas e projetos que beneficiam diretamente a população, em todos os municípios paraibanos, mas impediam a universidade de continuar o seu crescimento.

A reitoria que há oito anos, clama por um orçamento condizente com o tomanho da instituição, espera que o governo de João Azevedo (PSB), iniciado neste mês de janeiro, tenha um olhar mais atencioso para a UEPB, principalmente respeitando a Lei (7.643 /2004), batizada de Lei da Autonomia.

 

 

O reitor Rangel Junior, disse em entrevista a Rádio Correio FM, que a expectativa da UEPB para com a nova gestão do governador João Azevêdo, é favorável e e espera  a implantação de novas políticas e alternativas diferentes para a universidade.

 

– Não existem respostas prontas, ou repetidas para as situações. Nós que fazemos a UEPB temos sempre a expectativa de que bons ventos possam soprar para a instituição. Em março, a UEPB comemora 53 anos de existência e, sem dúvida alguma, com uma contribuição fenomenal ao povo da Paraíba. Então, a expectativa que nós temos é de que possamos ter portas abertas, ouvidos abertos e coração aberto para a UEPB – frisou.

 

No começo deste mês, o reitor em exercício Flávio Romero Guimarães, solicitou audiência com o governador  João Azevêdo, com o objetivo de apresentar uma Agenda Propositiva 2019/2023 voltada à promoção de avanços em políticas públicas prioritárias para a Paraíba. A solicitação foi recebida pelo Executivo Estadual na última segunda-feira (7).

A intenção de iniciar um diálogo entre a Universidade e o Governo Estadual partiu da necessidade de se observar a implementação de um conjunto de ações articuladas entre a UEPB e os diversos setores do Estado, em favor do povo paraibano. De acordo com o professor Flávio Romero, é reconhecível as dificuldades da agenda da gestão do governador, face à complexidade do início de seu mandato, contudo, ele acredita que a UEPB tem potencial para se constituir numa instituição ainda mais sintonizada com as ações do Governo.

“O objetivo primeiro dessa audiência é aproximar a Universidade do novo governador, apresentar para ele um perfil da Instituição, das ações que desenvolvemos no ensino, na pesquisa e na extensão, para que ele tenha um panorama da realidade do que a UEPB representa no contexto educacional da Paraíba” observou.

 

Flavio disse que pretende ainda com a audiência,  mostrar o potencial da UEPB que diz e como a instituição pode contribuir ainda mais para esta gestão.

“Vamos levar para o Governo do Estado uma agenda positiva em que apresentaremos uma série de sugestões que podem ser desenvolvidas em parceria com os diversos órgãos estaduais, notadamente a Secretaria de Educação”, explicou.

 

Flávio Romero ainda acrescentou que durante essa audiência com o governador também estão em pauta as questões orçamentária e financeira da Universidade. “Esses são pontos importantes que também deveremos tratar. Pretendemos discuti-las, pois são assuntos que estão relacionados diretamente às nossas ações em todas as frentes de atuação da Instituição”, disse. Confira na íntegra o ofício encaminhado ao governador

 

Em entrevista à Rádio Campina FM ele falou sobre a queda no orçamento da instituição como ponto negativo, mas disse que, assim como boa parte dos brasileiros, está esperançoso para mudanças positivas em 2019.

– A UEPB, como é do conhecimento da sociedade civil, tem passado por uma série de dificuldades decorrentes do encurtamento orçamentário que foi imposto pelo governo do Estado, e que de certa forma não condiz ou não se adequa ao tamanho da instituição – disse.

 

Flávio disse também que houve muitos pontos positivos do governo de Ricardo Coutinho, em áreas como a saúde pública, educação básica e infraestrutura, porém, segundo ele, em contrapartida, a UEPB foi seguindo em uma situação crítica causando conflitos entre a instituição e o Estado.

– Mesmo mantendo um diálogo institucional, em alguns momentos fez necessário estabelecer uma relação em que a reitoria tomasse posições mais firmes na defesa da instituição – destacou.

Com a UEPB prestes a completar 53 anos, Flávio disse que as expectativas para o ano que se inicia são de que haja uma comunicação mais aberta entre a Universidade Estadual e o atual governo.

 

– Em articulação com o próprio reitor, e por orientação dele, já encaminhamos um ofício para o governador João Azevêdo, pedindo uma audiência, e nessa audiência, nós vamos apresentar um conjunto de propostas, de ações que a UEPB pode desenvolver em parceria com o governo do Estado – explicou.

A partir desse diálogo mais aberto, Flávio Romero espera que seja possível discutir o repasse de verbas para a universidade, que, segundo ele, não é equivalente ao tamanho e evolução que a instituição se encontra.

– Se você tem um orçamento ‘x’ e tem uma universidade que não se adequa a esse tamanho, das duas, uma: ou você aumenta o orçamento, ou a universidade encolhe – finalizou.

 

SL

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tornando o ambiente descontraído!

O funeral não é espaço para conversas longas nem risos incessantes, especialmente quando se trata…

11 de janeiro de 2025

Criança de 4 anos morre após cair do terceiro andar de prédio em Campina Grande

Uma tragédia abalou os moradores do Complexo Aluísio Campos, em Campina Grande, na madrugada deste…

11 de janeiro de 2025

Ranniery Gomes, Eliane e Cavalo de Pau são as atrações do Festival Forró Verão neste sábado

A segunda semana do Festival Forró Verão em João Pessoa promete muito arrasta-pé ao longo…

11 de janeiro de 2025

Dez equipes buscam título da 115ª edição do Campeonato Paraibano a partir deste sábado (11)

A bola vai rolar na principal competição esportiva da Paraíba. Vai começar a 115ª edição…

11 de janeiro de 2025

“É preciso prudência”, prega Hugo Motta sobre possível federação entre Republicanos, PP e União Brasil

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), cotado para assumir a presidência da Câmara dos Deputados…

11 de janeiro de 2025

PASSAPORTE APREENDIDO: Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou aos advogados do ex-presidente…

11 de janeiro de 2025