Reitoria da UFPB recebe representantes do Sintes-PB para dialogar sobre greve dos técnico-administrativos

PUBLICIDADE

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu em reunião, nesta segunda-feira (11), no Gabinete da Reitoria, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintes-PB), para dialogar sobre a paralisação deflagrada pela categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs).

Também participaram da reunião a Vice-reitora, professora Liana Filgueira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia, e o Procurador federal Carlos Mangueira.

Os representantes do Sintes-PB apresentaram as suas reivindicações no que diz respeito à participação da categoria no movimento, defendendo a possibilidade de não haver desconto em função da ausência para participar da greve. O Reitor, por outro lado, explicou que a edição da Instrução Normativa Nº 01/2024 pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFPB) não é uma inovação, pois ela segue o que dispõe a Instrução Normativa SRT/MGI Nº 49, de 20 de dezembro de 2023, editada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e a UFPB tornou pública à comunidade universitária da UFPB.

O Reitor avaliou a reunião positivamente e reiterou que apoia a restruturação da carreira dos TAEs, conforme nota emitida no dia 19 de fevereiro, pois entende que a carreira atualmente está defasada e essa desvalorização acarreta, entre outros efeitos, a perda diária de quadros na Instituição. Todavia, o Reitor ressaltou a responsabilidade, enquanto gestores, do cumprimento da legislação vigente, indicando, como alternativa prevista na norma, o Termo de Acordo.

“A IN se impõe, não é uma escolha da Reitoria ou da UFPB, senão uma decisão do Governo Federal em publicá-la no dia 20 de dezembro do ano passado, então não temos muita opção, a não ser estabelecer o Termo de Acordo para que possamos ter esse movimento legítimo de greve, respeitados os direitos das pessoas, a livre manifestação, mas, por outro lado, nós temos a obrigação legal, e disso não podemos fugir. Estamos esperando a provocação por parte do sindicato para que possamos ter um Termo assinado que represente, não só a demanda dos servidores, senão as necessidades da Universidade, que sejam plenamente atendidas”, esclareceu o Reitor.

PB Agora com informações da UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024