A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) intensificou, durante toda esta semana, seu planejamento de estruturação e execução de ações para o retorno de atividades práticas de laboratórios e estágios supervisionados na Instituição. Para isso, a reitora, professora Célia Regina Diniz, e a vice-reitora, Ivonildes Foncesa, se reuniram com chefes de Departamentos e os diretores de todos os Centro de Ensino da Universidade para traçar as diretrizes necessárias para o reinício das aulas práticas já a partir deste semestre. As reuniões aconteceram no Gabinete da Reitoria, no Câmpus I, seguindo o distanciamento social e os protocolos de segurança de saúde.
Desde a segunda (25), até esta sexta-feira (29), foram traçadas estratégias, metas e diretrizes para garantir um retorno seguro das aulas, seguindo rigorosamente as normas dos decretos municipal e estadual em prevenção à Covid-19. A intenção desse plano de retomada é assegurar um retorno seguro e responsável, com a implantação de medidas de biossegurança que evitem a transmissão do novo Coronavírus para todos os estudantes, professores e técnicos que desenvolvem suas atividades em setores onde acontecem as aulas práticas.
A Instituição também está reunindo esforços para adquirir todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para tornar o ambiente seguro. De acordo com o planejamento e execução dessas medidas, o retorno das atividades práticas na UEPB acontecerá a partir do que for autorizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, e pelas autoridades sanitárias. De acordo com a reitora, professora Célia Regina, a UEPB tem uma série de componentes práticos que não puderam ser realizados em 2020 em decorrência da pandemia, e dos decretos que impossibilitaram a realização de aulas presenciais.
“A retomada dessas atividades práticas visa dar continuidade as disciplinas que ficaram em aberto e que são necessárias para que os alunos possam integralizar seus currículos. A exemplo disso, nós temos os estudantes dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e outros cursos que têm estágios e atividades práticas em laboratórios e que precisam ter continuidade. Esta semana teve essa dinâmica, no sentido de entender como está a realidade de cada Centro, tomar ciência de quais são as necessidades mais urgentes para que possamos atendê-las para o início das aulas”, destacou.
Além de terem tratado sobre a retomada dessas atividades específicas, a reitora Célia Regina, e a vice-reitora Ivonildes Fonseca, também aproveitaram os encontros para iniciarem um diálogo com os professores da Instituição. De acordo com a professora Célia, e intenção é se reunir novamente com os diretores de todos os Centros da UEPB ainda antes do início do semestre 2020/2, que está programado para acontecer em 17 de fevereiro, ainda de forma remota.
Redação com assessoria
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…