Cinquenta jovens concluíram a capacitação nos cursos de encanador hidráulico e eletricista industrial, oferecidos pela Secretaria de Bem Estar Social da Prefeitura de Alhandra, em parceria com o SENAI/Pronatec. A entrega dos certificados foi realizada durante solenidade no Centro Social Gilberto Valério, na última sexta-feira (08). A secretaria adjunta de Bem Estar, Rute Neri, participou do evento, acompanhada dos secretários de Administração, Severino Rufino, de Educação, Jean Carlos Barros, além do chefe de Gabinete, Marcelo Vasconcelos, e a vereadora, Irmã Osana. Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Rodrigues mais de 400 jovens já fizeram cursos de qualificação profissional em Alhandra.
A iniciativa faz parte do planejamento da gestão do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, para proporcionar a ampliação das chances de inserção dos moradores da cidade no mercado de trabalho. A intenção do chefe do executivo é viabilizar a qualificação profissional dos jovens e adultos do município e garantir que todos usufruam das condições básicas para obter uma vida digna, através do trabalho, principalmente, no primeiro emprego.
“Há muitas fábricas sendo instaladas no entorno da cidade e daí nossa visão de capacitar os moradores a fim de que eles se qualifiquem e, consequentemente, sejam inseridos no mercado de trabalho”, frisou a secretária de Bem Estar, Nadjane Almeida, acrescentando que no mês de setembro serão abertas novas vagas de capacitação para cursos em diversas áreas.
O treinamento teve início em maio deste ano e, durante três meses, os jovens receberam instruções sobre introdução ao mercado de trabalho e conhecimentos específicos relativos às áreas de interesse. As aulas de Eletricista Industrial foram realizadas no Centro Social Gilberto Valério, nos turnos manhã e tarde, enquanto o curso de encanador foi ministrado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Alhandra, nos períodos vespertino e noturno.
Os 20 jovens que participaram do curso de eletricista industrial receberam orientação sobre eletricidade básica e instalação elétrica industrial. Já os 30 alunos que foram qualificados para a função de encanador hidráulico foram treinados nos módulos: Preparação para o mercado de trabalho; Tecnologia do Sistema hidráulico; Noções de Meteorologia e Processo de execução das instalações hidráulicas.
Além da qualificação profissional, os alunos receberam uma bolsa para custear transporte e alimentação. Eles foram selecionados mediante cadastro e atendendo aos requisitos quanto a estar cursando o ensino médio, ser inscrito no Número Inscrição Social (NIS) e ter idade a partir de 16 anos.
Ascom
Na manhã desta quarta-feira (15), uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar…
Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (15) em Montadas, no Agreste…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, reafirmou nesta quarta-feira (15) seu…
Um adolescente de 14 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (16) enquanto seguia para…
O prefeito reeleito de Lucena, Leo Bandeira (MDB), tomou uma decisão que chamou atenção no…
O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) divulgou um…