Os servidores da educação do município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, decidiram entrar em greve, durante assembleia realizada nesta quinta-feira (1º). Na última segunda-feira (26), os profissionais já haviam anunciado uma paralisação das atividades por um período de 72 horas, visando um acordo com a Prefeitura. A greve tem início imediato, a partir desta quinta-feira.
Segundo o sindicato, o motivo da greve é reivindicar melhores condições de trabalho e o pagamento dos terços de férias atrasados. Durante o período de paralisação, os servidores também criticaram o não reajuste dos salários, o aumento na carga horária de alguns professores, devido a mudanças na grade escolar, e o corte de gratificações para alguns cargos.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Rita, Carlos Antônio de Assis, o período de paralisação ocorreu na tentativa de dialogar com a Prefeitura, entretanto, até o momento, a Prefeitura não deu nenhum posicionamento para o sindicato. A Secretaria de Educação e a Prefeitura já foram notificadas da greve.
Contudo, o vice-presidente também destacou que os servidores estão abertos ao diálogo e que continuarão se reunindo para discutir essas questões durante a greve. "Segunda temos um movimento. Na próxima quarta-feira tem uma assembleia para avaliar a greve e aí decidimos se vamos continuar ou não. Se até lá o prefeito mandar alguma proposta, nós avaliamos e passamos para a categoria decidir", explicou Carlos Antônio de Assis.
Redação com G1