A Paraíba o tempo todo  |

Sisu 2025 encerra hoje as inscrições; estão sendo oferecidas mais de 260 mil vagas

Foto: Elza Fiuza / Agência Brasil

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até hoje (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. O programa oferece 261.779 vagas em universidades e institutos públicos de ensino superior em todo o país, com inscrições gratuitas realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter realizado o Enem 2024 e não ter zerado a redação. A inscrição permite que cada candidato escolha até duas opções de curso e acompanhe sua classificação parcial diretamente na plataforma.

Entre os destaques desta edição estão as mais de 68 mil vagas para cursos de licenciatura, público-alvo do programa Mais Professores para o Brasil, que concede bolsas para candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e que se matriculem em cursos presenciais de formação docente.

Os estados com maior número de oportunidades são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) lideram na quantidade de vagas, com 9.050 e 8.683, respectivamente. Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) e o de São Paulo (IFSP) oferecem 6.022 e 5.675 vagas, enquanto o da Paraíba (IFPB) disponibiliza 2.850.

Além das licenciaturas e bacharelados, o Sisu 2025 também traz 14.521 vagas em cursos tecnológicos, como Ciência de Dados, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Os candidatos serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho no Enem. As vagas reservadas seguirão os critérios atualizados pela Lei de Cotas, beneficiando estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

A chamada regular está prevista para o dia 26 de janeiro. Após esse processo, os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, pelo mesmo portal.

Os selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, devem realizar a matrícula nas universidades dentro dos prazos estipulados no edital.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe