Com a finalização da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba – PCEM/PB, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, no dia 19 de novembro, a solenidade de entrega do documento ao Conselho Estadual de Educação. O evento será virtual, transmitido pelo canal do YouTube da SEECT, a partir das 14h.
O documento, elaborado pela Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular da Paraíba (ProBNCC), passou por várias etapas com o envolvimento da comunidade escolar e de especialistas, por meio de rodas de conversa, leituras críticas, seminários com escolas-piloto do Novo Ensino Médio. Ainda foram feitas escutas, por meio de formulários digitais realizadas com professores, alunos e gestores de todas as escolas da rede estadual, para entender a realidade e as necessidades de cada Gerência Regional de Ensino.
Também aconteceram duas consultas públicas digitais, entre os meses de julho e outubro, sobre os textos da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos, nas quais professores e coordenadores pedagógicos puderam avaliar os documentos e sugerir alterações junto à Comissão de Implementação, que analisou e incorporou ao documento tais contribuições.
A partir de agora, o documento será analisado pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba.
A Nova Proposta Curricular do Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola.
Participarão da solenidade virtual: a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba (UNDIME-PB), Aguifaneide Lira; o secretário da SEECT, Cláudio Furtado; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Luiz de Sousa; a gerente Executiva de Ensino Médio e Coordenadora do ProBNCC, Audiléia Gonçalo e o secretário Executivo de Gestão Pedagógica da SEECT, Gabriel Gomes.
Novo Ensino Médio – O Novo Ensino Médio deve oferecer diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, a partir dos itinerários formativos que terão foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com essas mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a fazerem escolhas e possam tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…