O ano letivo começa oficialmente nesta segunda-feira (25) para mais de 35 mil estudantes que estudam em duas das maiores universidades da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Ao todo, 19 mil alunos voltam as aulas na UFCG e mais de 20 mil na UEPB. O período letivo 2015.2 na UEPB será iniciado, em sete dos oito Cãmpus da instituição,. Apenas no campus de Araruna, que passa por reforma na estrutura elétrica e só vai dar início às atividades no dia 1º de fevereiro. Na última sexta-feira, a a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) UEPB publicou portaria alterando para o dia 1º de fevereiro o início das aulas do período letivo 2015.2 no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), do Câmpus de Araruna.
A decisão considerou a proposta encaminhada pela direção do CCTS, em comum acordo com as coordenações dos cursos de Física, Odontologia e Engenharia Civil, destacando a necessidade de um prazo maior para a conclusão das obras do setor elétrico, imprescindíveis às novas instalações do Câmpus VIII, bem como a necessidade de proceder à seleção de docentes substitutos para o início das atividades letivas.
Devido a alteração, o calendário acadêmico será ajustado ao longo do período letivo, conforme as necessidades de adequação geradas pelo adiamento. Nos demais câmpus o período letivo 2015.2 terá início normalmente na segunda-feira, dia 25 de janeiro.
As aulas seguirão até o dia 28/5 e no dia 27/6 terá início o período 2016.1 – quando serão iniciadas as aulas para os aprovados através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para um dos cursos da UEPB. Se a greve não tivesse acontecido, pelo cronograma normal, esses alunos já começariam a estudar em janeiro.
Já na UFCG as aulas serão retomadas no dia 26, nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé, com o início do período 2015.2 que segue até 28/5.
Redação