Categorias: Educação

UEPB e PMCG firmam parceria para implantação do Jardim Botânico de Campina Grande

PUBLICIDADE

Com diversos programas que visam incentivar a preservação do meio ambiente, a exemplo do Programa de Arborização “Adote uma Árvore”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será parceira de um importante projeto na área ambiental a ser implantado em Campina Grande, que será o primeiro Jardim Botânico da cidade.

A iniciativa inédita, o primeiro Jardim Botânico do Brasil que será montado em um bioma de caatinga, funcionará no sítio Louzeiro, zona Rural de Campina Grande, graças à parceria que a reitoria da UEPB celebrará com a Prefeitura Municipal.

De acordo com a Pró-reitoria de Infraestrutura da UEPB, antiga Prefeitura Universitária, as conversações para estabelecer o convênio já começaram. “Nós temos boa vontade de participar da implantação desse projeto. Queremos dá nossa colaboração como instituição preocupada em garantir a preservação do meio ambiente”, garantiu o pró-reitor Álvaro Luiz Pessoa de Farias.

 

Segundo ele, ainda não ficou definido qual será o papel da UEPB no projeto, no entanto, a Instituição já se colocou a disposição com colaborar com o revestimento da área verde. Como dispõe de três hortos florestais a UEPB poderá colaborar com os plantios de paisagismo. Mudas frutíferas também poderão ser plantadas no local.

A previsão é de que o local que já possui uma área desapropriada de 25 hectares esteja aberto à visitação até o final de 2013. A reserva verde ‘Louzeiro’ abrange uma faixa de preservação da fauna e flora de Campina Grande. A perspectiva é que uma área total que seja desapropriada alcance os 70 hectares de dimensão.

De acordo com Bruno Vaz Diniz, consultor de projetos Secretaria de Cultura do município, a PMCG vai criar uma fundação que será uma autarquia pública que vai operar o Jardim Botânico. “Já pretendemos criar isso agora no mês de abril. Já as obras pioneiras, as edificações e os primeiros plantios de paisagismo deverão acontecer até julho deste ano, e com isso, até dezembro deveremos estar com o local aberto para a visitação”, declarou.

O sítio ‘Louzeiro’, que funcionará o Jardim Botânico de Campina Grande, conta com uma área de 99 hectares, e é cercado por seis bairros da zona Norte da cidade, como: Nações, Alto Branco, Conceição, Rosa Mística, Jeremias e Jardim Continental.
 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024