A Paraíba o tempo todo  |

UEPB participa de eventos contra maus tratos a idosos

UEPB participa de eventos contra maus tratos a idosos, em Campina

Instituição realiza ‘2ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa – Amor e cuidados, direito de todos’, na sexta

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Serviço Social e programa Universidade Aberta da Maturidade (Uama), se integra à programação desenvolvida em Campina Grande sobre maus tratos a idosos, cujo dia internacional foi comemorado na terça-feira (15). Nesta sexta-feira (18), haverá o segundo momento da ‘2ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa – Amor e cuidados, direito de todos’, que acontece no Sesc Centro, em Campina Grande, das 13 às 17h.

As comemorações tiveram um primeiro momento na segunda-feira (14), com manifestações na Praça da Bandeira e a participação de diversos setores e instituições da cidade, a exemplo da Pastoral da Pessoa Idosa, Programa Interdisciplinar de Apoio a Terceira Idade (Piati) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Neste dia, houve um manifesto público em protesto a todos os atos e atitudes de desrespeito, exclusão e violência à vida da pessoa idosa.

Pesquisa – Há dois anos, a UEPB, através do grupo de pesquisa Flor e Flor, do Departamento de Serviço Social, vêm desenvolvendo o trabalho ‘Violência e Maus-Tratos Contra os Idosos: Um estudo na Curadoria do Cidadão e na Delegacia Central de Campina Grande’, com participação de quatro alunos bolsistas da Instituição, sob coordenação da professora Fátima Araújo.

A professora Fátima ratificou que a pesquisa vem sendo desenvolvida em parceria com outras três instituições: Promotoria de Campina Grande, Disk Idoso da Prefeitura Municipal e delegacias da cidade – todas de grande auxílio no que se refere aos dados e investigação.

O projeto tem financiamento dos Programas de Incentivo à Pós-graduação e Pesquisa (Propesq) e Iniciação Científica da UEPB e tem como um dos objetivos analisar as notificações e os boletins de ocorrência, que foram registrados na Curadoria do Cidadão e na Delegacia Central de Campina Grande, de janeiro de 2005 a janeiro de 2007. A proposta é identificar o papel destes órgãos e qual tratamento é dado mediante as denúncias de violência e maus-tratos contra a pessoa idosa.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe