São disponibilizadas 35 vagas. Inscrições seguem até o dia 31 de outubro, de forma online. Curso é ofertado no campus Sumé e destinado, prioritariamente, a professores quilombolas ou que atuem em escolas que recebem estudantes oriundos de comunidades quilombolas
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou o edital do Vestibular de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (Segunda Licenciatura). O curso foi aprovado no mês de fevereiro, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) para ser ministrado no campus Sumé. São ofertadas 35 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Pode participar da seleção, o candidato que atenda a um dos seguintes requisitos: ser docente da educação básica da rede municipal ou estadual que atue em escolas quilombolas com diploma de licenciatura em qualquer área de conhecimento; ser docente da educação básica da rede municipal, estadual ou federal que atue em escolas que recebem estudantes de comunidades quilombolas; ser educador popular/quilombola com diploma de licenciatura em qualquer área do conhecimento e com comprovada atuação nos movimentos sociais através de declaração da organização em que atua; ou ser docente da educação básica das redes municipais, estadual ou federal que tenha interesse na temática da educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola.
O público prioritário são os professores quilombolas ou que atuem em escolas que recebem estudantes oriundos de comunidades quilombolas. O público em geral poderá se inscrever, contudo, a classificação será feita caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas pelos candidatos que atendam ao público prioritário. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro, no site da Comprov.
A seleção será feita em três etapas: submissão da documentação; avaliação da Carta de Intenção/Motivação pela Comissão de Seleção; e Prova de Habilidade Específica, a ser aplicada no dia 12 de novembro, no campus Sumé, das 14h às 18h. O resultado será publicado no dia 22 de novembro.
A entrega e o comparecimento presencial da documentação exigida às Comissões de Validação de Preto, Pardo e Indígena (PPI) ou pessoa com deficiência (PcD) será feita no dia 25 de novembro, das 8h às 12h.
O encaminhamento, via formulário online, da documentação digitalizada, necessária para o cadastramento da 1ª Chamada, será feito entre os dias 2 e 5 de dezembro.
Mais informações sobre a seleção, incluindo o edital, podem ser obtidas na página do processo seletivo, no site da Comprov <https://comprov.ufcg.edu.br/graduacao/141-licenciatura-em-educacao-do-campo.html>.
Parfor Equidade
O Parfor Equidade é uma ação desenvolvida pela Capes, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que visa oferecer oportunidade de acesso à formação específica de nível superior a professores da Educação Básica que não possuem formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas.
O objetivo é formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, bem como educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
Ascom UFCG
A Prefeitura de João Pessoa deu mais um passo significativo na área habitacional ao anunciar,…
O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (20), os atos de nomeação de 214 concursados…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,74 e…
Uma agressão a uma cadela no Centro de João Pessoa resultou na prisão em flagrante…
Um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (20) tirou a vida do idoso Severino Gomes…
Uma mulher foi assassinada a tiros na noite desta terça-feira (19), no município de Santa…