UFCG vai usar prova do Enem, mas inscrições no Vestibular continuam a cargo da Comprov
A prova do Enem será usada apenas como instrumento de classificação na Universidade Federal de Campina Grande. A decisão foi deliberada pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário em sua última reunião ordinária. A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) apresentará no próximo dia 21 o novo vestibular da instituição.
O processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFCG foi modificado apenas nos quesitos elaboração e aplicação das provas, que não ficarão mais a cargo da Comprov. Será utilizada a partir de agora, como instrumento de classificação de candidatos, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Isso não significa que a UFCG oferecerá vagas para ingresso através do Enem, como as demais universidades que integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)", explica o presidente da comissão, Marcos Gama. "A prova será uma só: a do Enem, mas as vagas da UFCG continuarão sendo destinadas exclusivamente àqueles que fizerem inscrição no Vestibular da UFCG", salientou.
Para isso, além de se inscreverem para o Enem, os candidatos às vagas oferecidas pela UFCG também deverão se inscrever na Comprov, especificando a sua opção de curso.
"Só com a confirmação da inscrição no Enem é que o candidato estará apto a concorrer às vagas ofertadas pela UFCG", reforçou Gama, alertando que estes devem fazer as duas inscrições: na UFCG, escolhendo a graduação, como já o faziam; e no Enem, para a realização das provas.
Após o cruzamento das inscrições do Enem com as da Comprov, confirmando-as, é que a comissão divulgará a concorrência para os cursos da UFCG.
Além dos ganhos operacionais, um dos pontos positivos citados pelo presidente da Comprov com a adoção do novo modelo será o barateamento do valor das inscrições. O valor da taxa ainda está sendo definido. A Comprov continuará aplicando as provas de habilidade específica dos cursos de Arte e Mídia, Música e Desenho Industrial. Calendário será divulgado.
Jornal O Norte
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…