UFPB atualiza calendários acadêmicos 2024.1 e 2024.2; confira

PUBLICIDADE

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou os calendários para os semestres acadêmicos 2024.1 e 2024.2 atualizados. As mudanças tiveram o aval do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, que se reuniu no dia 4 de julho para apreciar e aprovar a matéria.

A principal mudança foi o acréscimo de 21 dias letivos ao período 2024.1, o que estende o semestre para além do previsto originalmente. Com isso, a previsão de término do período letivo 2024.1 passa do dia 02 de outubro para o dia 29 do mesmo mês. Também há mudanças no período programado para requisição de trancamento em componentes curriculares, bem como nos períodos para realização de exames finais e registro de médias finais, dentre outras atividades. Consulte aqui todas as mudanças no calendário 2024.1.

Com a extensão do semestre 2024.1, há impactos diretos no começo do período letivo seguinte, 2024.2. A previsão de início das atividades desse semestre, que seria em 29 de outubro, foi modificada para o dia 25 de novembro.

O período em que os discentes veteranos poderão fazer suas matrículas para componentes curriculares do semestre 2024.2, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), será de 07 a 09 de novembro. Com relação às matrículas extraordinárias, a data reservada à sua realização será o dia 23 de novembro. Assim como no semestre anterior, também há mudanças para requisição de trancamento em componentes curriculares, realização de exames finais e registro de médias finais, dentre outras atividades.

Com relação às atividades referentes aos discentes ingressantes em 2024.2, a consulta prévia a esses estudantes está prevista para o período de 17 de outubro a 05 de novembro. Já as matrículas dos ingressantes, etapa posterior à consulta prévia, estão programadas para ocorrer de 07 a 09 de novembro. O calendário 2024.2, com as devidas atualizações, pode ser consultado aqui.

Segundo a PRG, as mudanças asseguram o cumprimento da carga horária e de todos os conteúdos programáticos previstos, compensando os dias letivos em que parte da categoria discente esteve em greve. A greve docente foi encerrada em 1º de julho com o retorno de todas as atividades acadêmicas.

Ainda conforme a Pró-reitoria de Graduação, a reposição mantém, pela UFPB, a observância de 200 dias letivos, diretriz curricular estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei Federal nº 9.394/1996), que estipula normas para a educação nacional.

 

Ascom / UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa Datavox: independente da intenção de voto, 69,6% dos eleitores acreditam na reeleição de Dona Aline, em Belém

Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora, divulgada nesta sexta-feira (20), também…

20 de setembro de 2024

Protesto contra paralisação das obras de rodovia interdita PB-073 no brejo paraibano

Parte da rodovia PB-073, na região do Brejo paraibano, foi interditada nesta sexta-feira por manifestantes…

20 de setembro de 2024

Governo vai estudar outras alternativas para volta do horário de verão

Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira…

20 de setembro de 2024

PB Agora/Datavox: Dona Aline pontua com 62,6%; Mirelly tem 11,3% e Renata aparece com 6% na disputa em Belém

A candidata Dona Aline, do MDB, desponta como favorita na disputa pela prefeitura de Belém,…

20 de setembro de 2024

Menino de seis anos é assassinado a golpes de faca e tem cabeça decepada no bairro de Mangabeira

Um assassinato brutal foi registrado na manhã desta sexta-feira (20), no bairro de Mangabeira, em…

20 de setembro de 2024

PC prende suspeito de receptação de iPhones e recupera 16 aparelhos na PB

Na tarde de ontem (19), a Polícia Civil efetuou a prisão de um homem suspeito…

20 de setembro de 2024