A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a disponibilizar, nesta terça-feira (22), um ônibus circular para realizar o percurso interno no campus I da Instituição e atender à comunidade universitária – alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados que trabalham na UFPB. O serviço, gratuito, visa facilitar o deslocamento e melhorar a mobilidade dentro da Universidade.
O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, havia anunciado a novidade em fevereiro de 2021, para implementação por ocasião do retorno das aulas presenciais, que se intensificaram nesta segunda-feira (21).
Segundo o superintendente de Logística e Transportes, Fagner Santos, inicialmente, os horários de saída do transporte serão a cada hora, começando antes do início das aulas, pela manhã, às 6h20. Em um primeiro momento, o ônibus vai partir da antiga garagem central, onde, atualmente, funciona a Superintendência de Logística e Transporte (SULT), e vai transitar por todo o campus I, percorrendo um itinerário que passa pela Residência Universitária, Escola Técnica de Saúde e, em seguida, Reitoria, Cedesp/TV UFPB, Caixa Econômica, Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) em direção ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), passa pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e pela Central de Aulas, chega ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), passa ainda pelo Departamento de Matemática/CBIOTEC, Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), chega à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e, por fim, ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Reiniciando o itinerário a cada hora, inclusive no horário de almoço, funcionando até as 22h30.
Nos próximos dias, serão instaladas, dentro da Universidade, as placas que indicarão a localização exata de cada parada. Será feito um estudo de logística tendo como base os pontos de parada do transporte. Após esse estudo, se houver demanda e a comunidade acadêmica verificar a necessidade, as paradas e os horários podem ser ampliados.
Conforme o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, posteriormente, o serviço deve ser ampliado para outras unidades que também fazem parte do campus I da UFPB, como o Centro de Informática (CI) e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), em Mangabeira, e o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Santa Rita, em horários específicos.
“Queremos que nossos estudantes e servidores possam se deslocar de forma mais adequada. Também estamos estudando a possibilidade de uma linha para integrar com Mangabeira e Santa Rita. Isso é importante. Estamos falando da mesma Universidade, para que possamos conectar o campus”, explicou o Prof. Valdiney.
“Não temos uma Universidade perfeita, mas a cada dia nos esforçamos um pouco mais para que tenhamos uma Universidade mais adequada e acolhedora para todas as pessoas que queiram vir”, afirmou o Reitor.
PB Agora com informações da UFPB
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta quinta-feira (21), o sorteio do mês de novembro, que…
O governador João Azevêdo recebeu, na Granja Santana, na tarde desta quinta-feira (21), o deputado…
O governador João Azevêdo (PSB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), o deputado estadual Bosco…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…
Na tarde desta quinta-feira (21), o nome do paraibano Tércio Arnaud Chaves, natural de Campina…
O governador João Azevêdo (PSB) revelou, nesta quinta-feira (21), que a orientação dada aos deputados…