UFPB entra em ranking das universidades mais sustentáveis do mundo

PUBLICIDADE

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi incluída, pela primeira vez, no QS World University Ranking – Sustainability 2025, que reconhece internacionalmente as instituições de ensino superior mais comprometidas com a sustentabilidade. Os resultados foram divulgados pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica responsável pelo levantamento.

A UFPB estreou no ranking ocupando a faixa das posições 1.401 a 1.450 entre mais de 1.700 universidades avaliadas globalmente. No recorte regional, que avaliou 409 instituições da América Latina e do Caribe, a Universidade ficou na 324ª posição. Entre as 42 universidades brasileiras listadas, a UFPB ocupa o 31º lugar.

O ranking QS avalia as instituições em três dimensões principais: impacto ambiental (45% da nota final), impacto social (também com peso de 45%) e governança (10%). O melhor desempenho da UFPB foi registrado na dimensão de impacto social, onde a instituição figura entre as 15 melhores universidades do Brasil. Este resultado reflete o sucesso de iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional.

A presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professora Ana Berenice Martorelli, comemorou a conquista, destacando a relevância internacional alcançada pela Universidade. “A entrada da Universidade Federal da Paraíba neste ranking fortalece sua visibilidade global, posicionando a instituição entre aquelas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso reflete os esforços de toda a comunidade universitária para integrar práticas sustentáveis ao ensino, à pesquisa e à gestão de seus campi. Ainda há desafios, mas este é um passo importante rumo à transformação da UFPB em uma instituição plenamente sustentável”, afirmou Martorelli.

O QS World University Ranking – Sustainability é liderado pela Universidade de Toronto, no Canadá, seguida pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça. O terceiro lugar foi dividido entre a Universidade de Lund, na Suécia, e a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jornalista Jonas Batista segue internado após infarto em João Pessoa

O jornalista Jonas Batista, repórter da TV Correio, segue internado no Hospital Santa Isabel, em…

20 de dezembro de 2024

Mais de 38 mil passageiros devem passar pelos terminais rodoviários de CG e JP na semana de Natal

A direção dos terminais rodoviários de João Pessoa e Campina Grande, os maiores da Paraíba,…

20 de dezembro de 2024

Líder do governo na Assembleia reforça apoio a Tião Gomes para vaga no TCE: “Não pode ser condenado sem sequer ser avaliado”

A disputa pela vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba…

20 de dezembro de 2024

Jovem paraibana morre após ser atropelada por ônibus no Rio de Janeiro

A jovem paraibana Priscila Marques Monteiro, de 27 anos, morreu na última terça-feira (17), após…

20 de dezembro de 2024

Paraibano que sumiu na Europa é incluído na lista de desaparecidos da Interpol

O paraibano André Alves Nascimento, de 34 anos, natural de Campina Grande, está desaparecido desde…

20 de dezembro de 2024

ALPB aprova mais de 8.300 matérias em 2024

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) alcançou um marco significativo em sua produção legislativa em…

20 de dezembro de 2024